Educação
Projeto une capoeira e literatura para promover a educação de forma integral
Com apoio da Secult, iniciativa do grupo Molas leva livros, oficinas e apresentações culturais a escolas e comunidades em todo o estado
A Capoeira como aliada da educação. Com esse conceito, o grupo Molas lança o projeto "Gingando e Aprendendo", que usa a arte e o movimento como ferramentas para estimular a leitura, a escrita e o desenvolvimento social e emocional de crianças e adolescentes. A iniciativa leva oficinas, atividades pedagógicas e apresentações culturais a escolas públicas, creches, orfanatos, comunidades quilombolas e espaços públicos.
No dia 17 de abril, o projeto chega ao município de Teotônio Vilela, com atividades na Escola Quilombola Isídio Alves de Farias e na Associação Quilombola Birros.
Segundo o Mestre Espigão, um dos idealizadores do projeto, a proposta é integrar cultura, tradição e hábitos sociais como ferramentas de transformação. “Reconhecemos o poder da capoeira na educação e sua presença crescente nas escolas. Queremos aproveitar esse potencial para estimular o amor pela leitura, fortalecer valores como disciplina, cooperação e identidade cultural, e envolver também as famílias nesse processo”, explicou.
Com distribuição gratuita de livros, o projeto valoriza o patrimônio histórico e cultural, respeitando as diretrizes das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, que tratam do ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas.
Além de alcançar diretamente os estudantes, o projeto tem impacto indireto nas famílias e comunidades envolvidas, criando uma rede de valorização da cultura e do saber.
O projeto é realizado com recurso da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (MinC), operacionalizado pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas (Secult).
"Projetos como o 'Gingando e Aprendendo' mostram como a cultura pode ser uma aliada poderosa da educação. Estamos falando de inclusão, de resgate da autoestima, de valorização das raízes e de uma aprendizagem mais viva e transformadora. É uma alegria ver a capoeira se tornando ponte para o conhecimento e a cidadania", afirma a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, destacando a importância da iniciativa.
Mais lidas
-
1Casamento, mistério e uma crise de identidade
Enola Holmes 3 final explicado: Quem sequestrou Sherlock e quem é Adeline Rathe?
-
2Maceió
Infraestrutura substitui 10 metros de rede de tubulação rompida no Poço
-
3Maceió
Exonerações e cortes de gratificações provocam reação de servidores no TCE de Alagoas
-
4Esporte
Após polêmica, Bélgica goleia e elimina Estados Unidos nas oitavas da Copa
-
5Spoilers!
Targaryen morre? O que acontece com a rainha em A Casa do Dragão





