Educação

Nova parceria entre Maceió e o Instituto Ayrton Senna vai alcançar 37 mil estudantes em 2025

Com apoio do Ministério da Cultura, iniciativa foi celebrada em evento realizado no dia 25 de março

Por Assessoria 25/03/2025 15h26
Nova parceria entre Maceió e o Instituto Ayrton Senna vai alcançar 37 mil estudantes em 2025
As iniciativas devem chegar a 37.000 estudantes e 90 escolas até o final de 2025 - Foto: Assessoria

Nesta terça-feira (25), o município Maceió (AL) celebrou nova parceria com o Instituto Ayrton Senna, com foco na melhoria da educação pública local. Em evento que reuniu autoridades e educadores, foi anunciado o início do trabalho conjunto, que focará na alfabetização, melhoria da aprendizagem, combate ao atraso escolar e gestão educacional. Entre os presentes na solenidade estavam Vitor Braga, Secretário deEducação de Maceió, e Ewerton Fulini, Vice-Presidente do Instituto Ayrton Senna.

As iniciativas devem chegar a 37.000 estudantes e 90 escolas até o final de 2025.

A parceria tem como objetivo garantir que mais crianças e jovens tenham acesso a uma educação de qualidade, em consonância com o compromisso do Instituto Ayrton Senna de colaborar com governos e secretarias de educação na transformação da realidade educacional de milhares de estudantes em todo o Brasil. "A parceria entre a Secretaria de Educação de Maceió e o Instituto Ayrton Senna, por meio do Plano de Aceleração da Educação, vai certamente impactar positivamente a educação local. Com o incentivo da Lei Rouanet, o município vai se beneficiar de formação em gestão dos diretores de escola, fundamental para a expansão do sucesso escolar”, comenta Inês Kisil Miskalo, diretora de Educação do Instituto Ayrton Senna.

Dentre os seus principais objetivos dos programas, destacam-se:

Ampliar as oportunidades de desenvolvimento pleno, alfabetização e leitura dequalidade para crianças e jovens
Fortalecer a formação e desenvolvimento de diretores, coordenadorespedagógicos e professores
Disponibilizar materiais de literatura para alunos com defasagem de idade ouaprendizagem
Orientar as equipes para que a literatura seja disponibilizada em sala de aula
Disponibilizar para os educadores modelos de projetos que tenham a arte comoapoio para o ensino e a aprendizagem
Despertar nos estudantes a curiosidade, o interesse e o senso crítico pela leitura epelo audiovisul.
Iniciativa fortalece histórico de parceria

O Instituto Ayrton Senna e a Secretaria de Educação de Maceió têm uma história de colaboração. Em 2017, ambos firmaram parceria para a implementação de programas de apoio à alfabetização de estudantes, focando na melhoria da aprendizagem dos estudantes, combate ao atraso escolar e aprimoramento da política de alfabetização. Estes programas são voltados para alunos que, devido a diferentes situações, não conseguiram alcançar os marcos de aprendizagem esperados na idade certa. As iniciativas, portanto, têm como objetivo possibilitar que avancem para o próximo ano letivo, mesmo que inicialmente estejam atrasados.

A retomada da parceria reafirma a importância da colaboração entre toda a sociedade para promover a equidade e a qualidade na educação. Este projeto traz novas perspectivas para o futuro educacional de Maceió, impactando positivamente a vida de milhares de crianças e jovens, garantindo-lhes melhores oportunidades de aprendizado e crescimento.

Sobre o Instituto Ayrton Senna


Fruto do sonho do tricampeão mundial de Fórmula 1, o Instituto Ayrton Senna é um centro de inovação que busca acelerar a qualidade da educação pública no país. Fazemos isso por meio de pesquisa e inovação, implementação de programas educacionais e contribuição com políticas públicas. Realizamos parcerias com redes de ensino públicas em todo o Brasil para promover alfabetização, melhoria da aprendizagem, desenvolvimento das habilidades socioemocionais e gestão educacional. Em todos eles, trabalhamos com diagnósticos, formação de educadores e gestores, estabelecimento de metas, monitoramento de indicadores e oferecendo ferramentas e materiais educacionais para serem utilizados em sala de aula. Ao longo de nossa atuação, o Instituto já realizou mais de 36 milhões de atendimentos a crianças e jovens em cerca de 3 mil municípios. Diante dos desafios socioambientais de hoje, acreditamos que transformar vidas por meio da educação seja um caminho essencial para a construção de um país mais justo e um futuro mais sustentável para todos e todas.

O Ministério da Cultura apresenta o projeto Plano Anual Instituto Ayrton Senna, o qual é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, através do patrocínio da Arcos Dorados, Shell, BTG Pactual e Schneider Electric, e à realização do Instituto Ayrton Senna, Ministério da Cultura e Governo Federal União e Reconstrução.