Educação

Seminário em Maceió discute Gestão Democrática e Plano Nacional de Educação

Por Assessoria 20/03/2025 14h48 - Atualizado em 20/03/2025 14h51
Seminário em Maceió discute Gestão Democrática e Plano Nacional de Educação
Divulgação - Foto: Assessoria

Para discutir a implantação das futuras diretrizes do Plano Nacional da Educação (PNE) nas esferas estadual e municipal em Alagoas, e a importância da participação ativa da sociedade na educação, em especial na educação pública, a Campanha Nacional Pelo Direito a Educação realiza, em parceria com o Sinteal e o Fórum Estadual Permanente de Educação de Alagoas (FEPEAL), o Seminário “Gestão Democrática, Valorização dos Trabalhadores da Educação e Sociedade Civil integrando os Planos Nacional, Estadual e Municipais de Educação”. O evento acontece na próxima segunda-feira (24), as 14h, no Centro Cultural do Sinteal.

“Toda a sociedade concorda que é importante promover uma educação pública de qualidade, mas o que pouca gente compreende é que isso só será possível quando todos se envolverem no debate de como fazer acontecer. A Campanha se propõe a isso nacionalmente e será um momento muito produtivo com especialistas aqui em Maceió, falando sobre o Plano Nacional de Educação, os desafios da gestão democrática, do Financiamento e da valorização dos profissionais da educação”, disse Izael Ribeiro, presidente do Sinteal.

Na programação, falas da Dra Andressa Pellanda (coordenadora geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, integrante da Direção da Campanha Latino-Americana pelo Direito à Educação e do Comitê Gestor da Rede Lusófona pelo Direito à Educação), de Izael Ribeiro(Presidente do Sinteal) com a temática central(nacional e local), de Avanildo Duque (coordenador de articulação e sustentabilidade da Campanha), e do prof Dr Fábio Hoffmann UFAL Campus Arapiraca) sobre Educação Antirracista e questões de Gênero.

O evento é voltado para educadores e educadoras, gestores e gestoras educacionais, conselheiros e conselheiras, representantes de sindicatos, de Fóruns, estudantes, pais, mães, responsáveis e sociedade em geral. “Queremos provocar a melhoria da gestão educacional e valorização dos trabalhadores da educação através do fortalecimento da participação social nas políticas educacionais”, reforçou Izael.

A Campanha Nacional Pelo Direito a Educação possui um comitê local em Alagoas, coordenado pela Profa. Edna Lopes diretora Sócio Cultural do SINTEAL e conselheira estadual de Educação. A ideia é que o seminário contribua também para ampliar a visibilidade desse trabalho e fortalecer sua atuação aqui no Estado.


As inscrições estão abertas, e podem ser feita através de preenchimento do formulário, clicando neste link https://docs.google.com/forms/...