Educação

Em Washington, secretária Roseane Vasconcelos apresenta avanços da Educação de Alagoas

Em evento promovido pela Fundação Varkey e Georgetown University, secretária expôs dados sobre os programas como Cartão Escola 10 e Criança Alfabetizada

Por Seduc com informações do Consed 25/01/2025 14h37
Em Washington, secretária Roseane Vasconcelos apresenta avanços da Educação de Alagoas
Evento na capital americana reuniu lideranças educacionais da América Latina - Foto: Ascom Consed

A secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, apresentou em Washington DC, nos Estados Unidos, durante o 3º Encontro Anual da Comunidade Araucária, os avanços que vêm sendo registrados na Educação de Alagoas. O evento, promovido pela Fundação Varkey, em parceria com a Georgetown University, terminou nesta sexta-feira (24) e teve como objetivo fortalecer a cooperação entre líderes educacionais da América Latina, que compartilharam experiências e soluções inovadoras de seus estados e países. A agenda também incluiu visitas a instituições educacionais de referência nos Estados Unidos e diálogos com organizações globais.

Além de Roseane e da secretária executiva de Gestão Interna da Seduc, Maria Gevan Tenório, que representam Alagoas, participaram do encontro os secretários de Educação dos estados de Rondônia (Ana Lúcia Pacino), Ceará (Eliana Estrela), Paraná (Roni Miranda) e Sergipe (Zezinho Sobral). Também estiveram presentes os ministros da Educação do Peru, Chile, Colômbia e Argentina.

Para a secretária, o encontro foi uma experiência enriquecedora que propiciou troca de aprendizado e experiências que podem beneficiar diretamente a Educação Pública de Alagoas. Na ocasião, ela falou dos projetos e programas exitosos do estado.

“Dentre as ações exitosas que podemos destacar, está o Cartão Escola 10, onde estamos combatendo a evasão escolar por meio de um benefício pago mensalmente aos estudantes, além de um bônus pago quando este estudante conclui o ensino médio. Um programa que deu tão certo que até inspirou o Governo Federal. Além disso, estamos trazendo de volta à escola as pessoas que haviam abandonado seus estudos por meio do Programa Vem que dá Tempo”.

Ela também destacou o programa Criança Alfabetizada. “Conseguimos melhorar os índices de alfabetização infantil graças à parceria entre Estado e Municípios por meio do regime de colaboração. E não podemos esquecer as Creches Cria e o Programa Escola do Coração, respectivamente os maiores programas de construção de creches e escolas da história de Alagoas”, pontuou a secretária.