Educação

Dia do Farmacêutico: graduação prepara estudante para o mercado de trabalho

Por Assessoria 21/01/2025 15h20
Dia do Farmacêutico: graduação prepara estudante para o mercado de trabalho
Coordenadora de Farmácia da UNINASSAU Maceió destaca diversas oportunidades para os profissionais da área - Foto: Divulgação

O Dia do Farmacêutico, celebrado em 20 de janeiro, reconhece a importância desse profissional como peça-chave na promoção da saúde. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a profissão farmacêutica ocupa a segunda posição entre as que mais geraram novos empregos desde 2020. Camilla Camerino, docente e coordenadora do curso de Farmácia da UNINASSAU Maceió, explica as oportunidades do setor e como a graduação capacita os estudantes para o mercado de trabalho.

De acordo com a coordenadora, as áreas com maior destaque no Brasil incluem Farmácia Clínica, Hospitalar, Comercial, Magistral e Estética. “O profissional proativo, com autonomia e sólido domínio teórico, consegue integrar-se de forma eficaz às equipes multidisciplinares de saúde. Isso resulta em uma gestão mais eficiente dos serviços, maior controle financeiro e, sobretudo, mais qualidade de vida e saúde para os pacientes”, destaca.

O curso de Farmácia, com a grade curricular generalista desde 2002, possibilita ao estudante atuar em diversos campos, possuindo mais de 140 especialidades. “Por meio de ligas acadêmicas, projetos de extensão e iniciação científica, os alunos têm a oportunidade de vivenciar áreas específicas, identificando aquelas em que desejam se especializar”, explica Camilla Camerino.

Docente também destaca que a inserção dos estudantes nas áreas de atuação durante a graduação é essencial para o desenvolvimento de habilidades práticas. “Cerca de 70% dos nossos egressos estão empregados na Farmácia Hospitalar ou em farmácias comerciais, o que reflete nossa alta taxa de empregabilidade”.

Além disso, o curso oferece estágios curriculares obrigatórios a partir do 3º período, permitindo contato direto com profissionais experientes e experiências reais do dia a dia da profissão. “Durante os estágios, os alunos exploram as principais áreas de atuação, conforme as diretrizes do Conselho Federal de Farmácia (CFF). Esse contato precoce com a prática é essencial para uma formação sólida e para a preparação completa dos estudantes”, conclui Camilla Camerino, coordenadora do curso de Farmácia da UNINASSAU Maceió.