Educação

Escolas têm até o dia 20 para inscreverem projetos na Matfest-Ufal

Maior exposição de projetos de Matemática de Alagoas acontece de 09 a 13 de dezembro, no Campus A.C Simões

Por Ana Paula Lins / Ascom Seduc 05/11/2024 19h45
Escolas têm até o dia 20 para inscreverem projetos na Matfest-Ufal
Ano passado, rede estadual levou 15 projetos para a mostra - Foto: Ana Paula Lins / Ascom Seduc

Escolas públicas e privadas de Alagoas têm até o próximo dia 20 para inscreverem projetos na Matexpo 2024. Maior exposição de projetos de Matemática de Alagoas, a Matexppo acontece de 09 a 13 de dezembro no Campus Maceió da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e é promovida pelo Instituto de Matemática da Ufal (IM). Para se inscreverem, os interessados devem acessar o link https://sites.google.com/view/matfest.

A Matexpo faz parte da programação da Matfest, encontro realizado anualmente pelo IM e que conta com uma vasta programação de palestras e exposições. A Matexpo é um evento para os estudantes da Educação Básica e consiste e uma feira de ciências onde escolas de ensino fundamental e médio expõem seus trabalhos. Podem ser inscritas equipes no Nível 1 ( 6° e 7° anos do ensino fundamental); Nível 2 ( 8° e 9° ano do ensino fundamental) e Nível 3 (ensino médio).

Rede estadual

Oito instituições da rede estadual apresentaram 15 projetos na edição 2023 da MatExpo: as escolas estaduais Carlos Gomes, de União dos Palmares; Alcides Andrade, de Penedo; Padre Aurélio Góis, de Junqueiro; Deputado Gilvan Barros, de Girau do Ponciano; Guiomar de Almeida Peixoto, Theonilo Gama, Maria Salete de Gusmão e Benedita de Castro Lima, todas de Maceió.

Naquele ano, duas escolas estaduais foram premiadas na categoria Ensino Médio da Mostra: Alcides Andrade e Carlos Gomes, de União dos Palmares, as quais conquistaram, respectivamente, ouro e prata no Nível 3, categoria que corresponde ao ensino médio.

Ouro no Nível 3, a Escola Estadual Alcides Andrade foi premiada graças a um projeto que propôs uma forma diferenciada do ensino do ciclo trigonométrico. Já o projeto de geometria espacial de blocos com projeções em 2D e 3D garantiu a prata à Escola Estadual Carlos Gomes.