Educação
Estudantes participam das provas das olimpíadas brasileiras de física e ciências
Alunos medalhistas poderão concorrer a bolsas de iniciação científica
Estudantes da rede estadual participaram de duas das mais competitivas olimpíadas de conhecimento do país, a Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) e a Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP). Os estudantes que vierem a ser medalhistas das duas competições poderão concorrer a bolsas de iniciação científica.
Física
Mais de 20 mil estudantes da rede pública alagoana participaram das provas da OBFEP no último dia 20. Deste quantitativo, 17.592 estudantes e 85 escolas são da rede estadual, que responde por 86% dos alunos inscritos e 83,3% das unidades de ensino cadastradas na olimpíada.
Alagoas teve recorde de inscrições na edição 2024 da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP). De acordo com dados da coordenação estadual da olimpíada, Alagoas registrou 20.398 estudantes inscritos oriundos de 102 escolas estaduais, municipais e federais, o que faz do estado a quinta unidade da federação com o maior número de estudantes e escolas inscritas em todo o país.
Na Escola Estadual Afrânio Lages, no Cepa, 180 alunos foram inscritos na olimpíada. “A aplicação da OBFEP em nossa escola teve ampla participação dos alunos e dos professores. Julgamos de suma importância a aplicação desse tipo de avaliação, pois estimula os alunos a estudarem os conteúdos para terem bom desempenho nessas disputas, assim como os auxilia na preparação para o Enem, e, de forma indireta, para concursos públicos e avaliações da rede”, avaliou o gestor da instituição, André Rocha.
O gabarito e o formulário de lançamento das notas e informações dos alunos já está disponível no espaço restrito aos professores no site da OBFEP (https://www.sbfisica.org.br/~obfep/). As provas da segunda fase serão em 23 de novembro.
Ciências
Uma das mais complexas olimpíadas de conhecimento do país, a ONC reúne em sua prova conteúdos de astronomia, biologia, física, história e química. As provas da primeira fase aconteceram entre os dias 15 e 17 de agosto em todo o Brasil.
Uma das instituições participantes foi a Escola Estadual Professor Edmilson Pontes, em Maceió, onde 77 estudantes se submeteram à aplicação online da prova.
Segundo o professor de química Paulo Henrique Barros, este número é praticamente o dobro do de participantes de 2023. “Tivemos alunos dos ensinos fundamental e médio respondendo às provas. Esta é quarta vez que participamos da ONC e considero iniciativas assim muito importantes, pois estimula o aluno a estudar mais e se envolver em um mundo que lhe abrirá diversas portas que vão desde a premiação, bolsas de estudo e ingresso e algumas das melhores universidades do país”, pontuou Paulo.
O resultado da primeira fase da ONC será divulgado no próximo dia 30. As provas da segunda fase ocorrem em 12 e 13 de setembro.
Mais lidas
-
1Penedo
Morre Carminha, uma das primeiras personagens de Carlinhos Maia na época dos vídeos na Vila Primavera
-
2Vem aí!
Quando Bahar descobre que Sarp está vivo em 'Força de Mulher'?
-
3Tragédia
Acidente em rodovia de Pernambuco deixa dois alagoanos mortos
-
4Excesso
Comer sementes de maçã pode levar à morte?
-
5Mineração
Royalties: Craíbas recebe sete vezes mais que Maceió