Educação

Unesco e Seduc/AL abrem nesta segunda em Maceió temporada 2024 do projeto EDUCASTEM2030

O CineSolar é um cinema itinerante, pioneiro no Brasil, que viaja por todo o país e utiliza energia limpa e renovável para funcionar

Por Assessoria 22/07/2024 11h41
Unesco e Seduc/AL abrem nesta segunda em Maceió temporada 2024 do projeto EDUCASTEM2030
Há 11 anos, o CineSolar, lançado pela Brazucah Produções, tem levado a magia do cinema a espaços públicos e abertos - Foto: Assessoria

A UNESCO no Brasil, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Alagoas (Seduc), dá continuidade agora em 2024 à iniciativa #EDUCASTEM2030, realizada de forma pioneira no Brasil para a mobilização das meninas que estudam na educação básica para as áreas de STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática).


Em 2023, essa iniciativa capacitou professores e estudantes nos Estados da Bahia e de Pernambuco e agora será expandida como política pública educacional em Alagoas, oferecendo formação com certificação da UNESCO no Brasil, a partir dos Cursos Líder Docente STEM 2030 e Líder Jovem STEM 2030 para mais de 3 mil professores e 3 mil estudantes da rede estadual alagoana.


Dentre os aspectos inovadores da iniciativa #EDUCASTEM2030 destaca-se a mobilização popular para a temática que vai muito além dos portões escolares, alcançando também as famílias e as comunidades por meio do CineSolar.


O CineSolar é um cinema itinerante, pioneiro no Brasil, que viaja por todo o país e utiliza energia limpa e renovável para funcionar. O projeto democratiza o acesso às produções audiovisuais, promove ações sustentáveis e a inclusão social. Toda a comunidade pode ter acesso a filmes relacionados às temáticas sobre a importância das meninas e mulheres para as áreas de STEM em sessões exibidas a céu aberto.


Sobre o CineSolar:



Há 11 anos, o CineSolar, lançado pela Brazucah Produções, tem levado a magia do cinema a espaços públicos e abertos, transformando-os em verdadeiras salas itinerantes. Com mais de 2.300 sessões, foram exibidos 220 filmes e realizadas 690 oficinas. O projeto já impactou 341 mil pessoas em 700 cidades, abrangendo 23 Estados e o Distrito Federal.


PROGRAMAÇÃO para Maceió



Data: Nesta Segunda-feira (22/07)


Local: Trapiche da Barra - Maceió/AL


Horários:


19h - 1ª sessão: documentário “A educação delas, nosso futuro” + bate-papo


20h30 - 2ª sessão: “Cibernéticas”


Entrada: livre - não precisa de ingresso


Atração: pipoca de graça e visita ao furgão do CineSolar


Local: Escola Estadual Tarcísio de Jesus - Avenida General Alcir Werner, 107 - Trapiche da Barra - Maceió/AL




Data: Terça-feira (23/07)



Local: Tabuleiro do Martins - Maceió/AL


Horários:


18h - 1ª sessão: documentário “A educação delas, nosso futuro” + bate-papo


19h30 - 2ª sessão: “Cibernéticas”


Entrada: livre - não precisa de ingresso


Atração: pipoca de graça e visita ao furgão do CineSolar


Local: Escola Professora Margarez Maria Santos Lacet - Avenida General Walfrido Jerônimo da Rocha, s/n - Tabuleiro do Martins - Maceió/AL

Tags: