Educação
Em um ano de atuação, Escola do Turismo gera emprego, renda e oportunidades para alagoanos
Mais de 4.500 alunos foram formados pelo programa que insere a pessoa qualificada no banco de talentos direcionando para vagas de emprego no mercado turístico
Uma política pública efetiva e que vem mudando a realidade de muitos cidadãos alagoanos em diversos municípios. O Escola do Turismo comemora um ano de atuação, idealizado pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur), com o intuito de fomentar a geração de emprego e renda, além de capacitar pessoas que estão em busca do primeiro emprego ou qualificar quem já está no mercado de trabalho, movimentando os setores de hotelaria, alimentação e outros segmentos ligados à atividade turística.
Desde sua criação, o Escola do Turismo disponibilizou cerca 147 turmas, formando mais de 4.500 alunos, em parceria com as empresas Sindicato Empresarial de Hospedagens e Alimentação (Sindhal), Senac e Sebrae. Foram mais 40 temas de cursos em cerca de 40 municípios alagoanos. Vale destacar que os concluintes recebem o certificado e são inseridos no banco de talentos, plataforma que os conecta às vagas abertas no setor turístico do estado.
De acordo com a secretária de Estado do Turismo, Bárbara Braga, o programa é um dos legados mais importantes que o Governo de Alagoas, por meio da Setur, vem construindo, transformando vidas e gerando oportunidades no mercado de trabalho, através dos cursos do Programa Escola do Turismo.
“Uma ferramenta de transformação social. O programa motiva, capacita, qualifica, além de movimentar e preparar, ainda mais, o mercado de trabalho no setor turístico do nosso estado para receber com qualidade os nossos turistas. Acredito que, quanto mais qualificados e capacitados, as oportunidades surgem naturalmente e o programa tem esse objetivo também, transformar vidas”, ressaltou a secretária.
Foi exatamente o caso de Laís do Céu, que participou do curso Excelência de Atendimento ao Turista, e trabalhou no Réveillon NemVem 2024, realizado em Marechal Deodoro. Para ela, o curso é extremamente importante para a estrutura que os turistas vão encontrar em Alagoas, em relação ao atendimento, com profissionais cada vez mais preparados.
“O Escola de Turismo é fundamental para que você tenha uma estrutura confortável na sua casa, ou seja, em Alagoas, para ter profissionais bem treinados, com um olhar mais humano, para que possamos receber os turistas de uma forma positiva. Não só pensando na estrutura física, mas na humanização dos processos que envolvem o segmento no estado. É importante estarmos preparados para receber visitas de pessoas de todos os lugares, tanto do Brasil quanto do mundo”, disse Lais.
De acordo com a superintendente de Infraestrutura e Logística para o Turismo, Sandra Villanova, os resultados do Escola do Turismo mostram o quanto o trabalho do Governo de Alagoas, por meio da Setur, tem sido constante para o bem do segmento no estado, que gera, além de emprego e renda, novas perspectivas para os alunos.
“Muito importante não só para nós, mas para todos aqueles que participaram de algum dos cursos ofertados e agora estão inseridos no mercado de trabalho. É o nosso grande objetivo com o programa, capacitar, preparar e gerar emprego e renda para a população alagoana, que enxerga o segmento do turismo como uma grande oportunidade. Muitas coisas boas estão por vir ainda”, comentou Sandra Villanova.
Mercado de trabalho
Capacita, certifica e busca uma oportunidade no mercado de trabalho: além de receberem a certificação, após a conclusão dos cursos, os alunos são cadastrados no banco de talentos, plataforma que conecta os concluintes às vagas abertas no setor turístico do estado. Os interessados devem realizar a matrícula através do site setur.al.gov.br. Ao acessar a página, é possível visualizar as datas, horários e locais das aulas. Na página online também são divulgados os cronogramas mensais dos cursos e demais informações.
Luciene da Silva participou do Escola do Turismo, ao lado do esposo, realizando o curso de Garçom, no Senac, além de participar do curso de auxiliar de cozinha. Após um período de estágio, durante o curso de Garçom, no Maceió Mar Hotel, ela foi contratada e hoje faz parte do quadro de funcionários da empresa. De acordo com ela, o programa foi fundamental para conquistar novamente uma vaga no mercado de trabalho e mudou a sua vida profissional.
“Infelizmente, na minha idade, não é fácil conseguir um emprego. Eu já estava afastada do mercado de trabalho há seis anos. Por isso, incentivo todas as pessoas a participarem do Escola do Turismo, realizando qualquer curso, independente da idade. Não é fácil, mas vale muito a pena. Aliás, era o meu sonho trabalhar nesta empresa que trabalho hoje e o programa me fez conseguir esta oportunidade. A mensagem que eu gostaria de deixar é que as pessoas possam iniciar os cursos com garra, com força de vontade. É maravilhoso”, disse Luciene.
Cursos ofertados para o mês de julho
Para o mês de junho, por exemplo, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) divulgou cerca de 1.500 vagas. Já para julho, foram mais de 1.000 vagas disponibilizadas pelo programa, divididas entre as empresas Sindhal, Sebrae e Senac. Clique aqui e confira quantas vagas ainda estão disponíveis para este mês.
O cronograma conta com os cursos, ofertados pelo Sindhal, por exemplo, de básico de serviços gerais, excelência no atendimento aos turistas, tortas salgadas e doces, elaboração de drinks e coquetéis, excelência no serviço de garçom, organização de eventos e dominando o vinho, em mais de sete municípios do estado, como: Piacabuçu, Maceió, Passo de Camaragibe, Piranhas, Coruripe, Barra de Santo Antônio e Coqueiro Seco.
Cidades contempladas
Os cursos ofertados pelo programa Escola do Turismo, que tem o objetivo de cada vez mais preparar a população para receber turistas do Brasil e do mundo, estão disponíveis em cerca de 40 municípios alagoanos, como Arapiraca, Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Belo Monte, Coqueiro Seco, Coruripe, Delmiro Gouveia, Feliz Deserto, Japaratinga, Jequiá da Praia, Maceió, Maragogi, Marechal Deodoro, Piaçabuçu, Pilar, Piranhas, Penedo, Roteiro, União dos Palmares e Viçosa, por exemplo.
Mais lidas
-
1Série coreana
Quem é o jogador 001 em Round 6 Temporada 2? Entenda revelação
-
2Sucesso da Netflix
Mistérios que a 3ª temporada de 'Round 6' precisa resolver
-
3Sucesso da Netflix
Mistério! O que realmente aconteceu com Charmaine em Virgin River?
-
4Excesso
Comer sementes de maçã pode levar à morte?
-
5Outubro
Vídeo sobre cratera em ponte sobre o Rio São Miguel é antigo e problema foi solucionado no ano passado