Educação

Ufal abrirá inscrição para 5.423 vagas no Sisu 2024

Será realizada apenas uma edição no próximo ano; candidatos devem ficar atentos às orientações na página da Copeve

Por Thâmara Gonzaga / Ascom Ufal 29/12/2023 21h37 - Atualizado em 29/12/2023 23h10
Ufal abrirá inscrição para 5.423 vagas no Sisu 2024
Sisu terá edição única em 2024 - Foto: Ascom Ufal

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) vai ofertar 5.423 vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024, sendo 2.565 pela ampla concorrência e 2.858 pela reserva de vagas.

As vagas são distribuídas em 109 cursos presenciais de graduação nos campi da Ufal localizados em Maceió e no interior de Alagoas. Os dados foram publicados pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd) por meio do Termo de Adesão ao Sisu. O documento pode ser conferido logo abaixo.

Em 2024, haverá só uma edição do Sistema de Seleção. Candidatos devem ficar atentos aos prazos e acompanhar as atualizações no site da Copeve/Ufal. A data oficial para o período de inscrição ainda não foi divulgada pelo Ministério da Educação (MEC). A expectativa é que, assim como nos anos anteriores, seja realizada no início do ano.

“A divulgação das notas do Enem 2023 estão previstas para serem divulgadas no dia 16 de janeiro de 2024. Estamos na expectativa de que estejamos com a primeira chamada já finalizada entre a segunda quinzena de janeiro e a primeira quinzena de fevereiro”, informa Zeuxis Costa, responsável institucional do Sisu na Ufal.

Outra novidade na próxima edição do Sisu é a atualização da lei de cotas, nº 12.711/2012, que incluiu a demanda de quilombolas como beneficiários da reserva de vagas e reduziu o valor da renda familiar que precisa ser comprovada para os candidatos que concorrem às demandas de baixa renda. “Antes, o valor era de até 1,5 salário mínimo por pessoa da família, agora é de até 1 salário mínimo por pessoa da família”, esclarece Zeuxis.

Quem pode se inscrever?

Poderão se candidatar a uma das vagas ofertadas pela Ufal quem participou do Enem 2023 e não zerou a prova de redação. No ato da pré-matrícula, é necessário apresentar o certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente, ou comprovar que concluirá o período de acordo com as condições determinadas pela Universidade.

Zeuxis informa que, até o dia 16 de janeiro, será publicado o edital na página da Copeve com mais informações sobre o preenchimento das vagas ofertadas pela Ufal no Sisu 2024. “Os candidatos precisam ficar atentos ao edital do processo seletivo da Universidade. No documento, constará informações que complementam o Termo de Adesão, tais como orientações sobre como se inscrever, realizar matrículas, como serão as chamadas, quais documentos cada candidato precisa enviar e comprovar de acordo com a demanda que se inscreveu”, orienta o responsável institucional.

Termo_Adesão_577_UFAL_-_SiSU_2024.1.pdf