Educação
Engenheiro alagoano participa de encontro internacional em Portugal
Marco Lyra é especialista em recuperação de praias e erosão costeira

O engenheiro Marco Lyra, CEO da empresa alagoana Ocean Protections, especialista em recuperação de praias e erosão costeira, se encontra em Portugal, desde o último fim de semana, participando do XIII Encontro da Rede Braspor 2023, grupo que visa criar novas sinergias entre pesquisadores e grupos de pesquisa dedicados ao estudo dos sistemas costeiros dos dois lados do Atlântico. Com a temática “A linha de costa como espaço de interface e identidade: Contributos interdisciplinares das humanidades azuis”, o evento, que acontece na cidade de Cascais, tem encerramento previsto para o dia 28.
No mesmo local, no Museu do Mar Rei Dom Carlos, aconteceu o lançamento da XII edição do Livro da Braspor, intitulado de a "Gestão das zonas costeiras: a influência continental na qualidade ambiental". O engenheiro participou, juntamente com o engenheiro Marco Lyra Filho, co-autor do artigo “Recuperação da praia de Costa Brava, em Paripueira, usando a tecnologia do dissipador de energia Bagwall”, artigo que foi um dos temas do encontro.
O projeto se refere a construção da estrutura dissipativa bagwall de contenção na margem esquerda do rio Sauaçuhy, na Praia de Costa Brava, em Paripueira, onde somente depois de três anos a erosão costeira foi contida, além de induzir a recuperação natural da praia num alargamento de aproximadamente 100 metros, devolvendo assim o uso recreativo do ambiente. A obra é um caso inédito em nível internacional para contenção de erosão fluviomarinha.
O grupo de cientistas de países de língua portuguesa, membros da Rede Braspor, estão apresentando resultados, promovendo debates e produzindo conteúdos relevantes para o sistema costeiro.
Mais lidas
-
1Copa do Brasil
Ingressos para CRB x Santos estão à venda em terceiro lote
-
2Povoado Lagoa dos Porcos
Chacina: cinco pessoas são encontradas mortas dentro de casa em Estrela de Alagoas
-
3Crime bárbaro
'A Reserva' final explicado: Quem matou a jovem Ruby na série?
-
4Orçamento crítico
Ufal confirma que pode “fechar as portas”
-
5Intervalo entre filmes
Fim épico ou fiasco? Velozes e Furiosos 11 está quebrando um recorde indesejado da franquia