Educação

Profissionais da Educação podem se inscrever no 4º Congresso de Pesquisadores Negros do Nordeste

Evento é considerado um dos maiores do Brasil e da América Latina que aborda a temática étnico-racial

Por Janaina Farias / Ascom Semed 25/10/2023 18h43
Profissionais da Educação podem se inscrever no 4º Congresso de Pesquisadores Negros do Nordeste
Inscrições para servidores da Semed vão até o dia 31 de outubro - Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) vai oportunizar a participação de profissionais da Educação da rede pública municipal de ensino, no 4º Congresso de Pesquisadores Negros do Nordeste (Copene), que acontecerá de 11 a 15 de novembro, na Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

As inscrições já estão abertas e vão até o dia 31 de outubro. O educador que tiver interesse em participar do congresso pode acessar o link e preencher o formulário, seguindo as orientações.

O Congresso é uma realização da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em parceria com a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e o Instituto Federal de Alagoas (Ifal).

O 4º Copene Nordeste tem como tema “Duas décadas das ações afirmativas: o legado de Palmares e o futuro das políticas públicas”. Considerado um dos maiores eventos da área acadêmica e pesquisa científica, o Copene busca articular e fortalecer as redes de pesquisadores negros e negras, bem como a socialização de produções e divulgação de pesquisas acerca da temática.

O coordenador técnico das ações em direitos humanos da Semed, Luciano Amorim, pontuou que o Copene vai acontecer pela primeira vez na Ufal e que em 2023 comemora-se os 20 anos de aplicação da Política Nacional da Educação com as relações étnico-raciais do Brasil.

Para ele, o evento será uma oportunidade única para entender o racismo, a branquitude e o papel do educador no processo de combate ao preconceito, sendo esse, segundo ele, uma das maiores causas de exclusão escolar.

“O evento visa a promoção da igualdade racial, o combate ao racismo e ao preconceito, buscando a formulação e a implementação de políticas públicas, tendo como um dos critérios as ações voltadas para a educação. Lá vão estar pensadores e pensadoras que organizaram a política das relações étnico-raciais. São as maiores referências que a gente tem nos estudos raciais para pensar de forma ampla a questão da negritude e do racismo no Brasil”, afirma o coordenador.

Fórum

A Secretaria Municipal de Educação participará de forma ativa no Fórum de Educação Básica que será realizado no dia 13 novembro dentro da programação do Copene. Na oportunidade, professores, coordenadores e técnicos administrativos que participarão do Fórum poderão adquirir conhecimento, debater e socializar experiências.

“O fórum será um evento dentro do Copene. No fórum, a Semed compartilhará experiência e terá fala na mesa de abertura e fala no encerramento. Maceió vai contribuir compartilhando como a rede pública municipal de educação tem atuado na temática racial no Município”, afirmou o coordenador de direitos humanos da Semed, Luciano Amorim.

Programação

Serão cinco dias de evento, que acontecerá de 11 a 15 de novembro simultaneamente em três lugares diferentes: Na Ufal, na praça Multi-Eventos e no Parque Memorial Quilombo dos Palmares (União dos Palmares-AL).

Acesse a programação geral: https://www.copenenordeste2023.abpn.org.br/programacao