Educação

Estado terá 16 competidores disputando vagas no mundial de profissões

Estado terá 16 competidores disputando vagas no mundial de profissões

Por Assessoria 17/09/2023 15h50
Estado terá 16 competidores disputando vagas no mundial de profissões
Os alagoanos estarão presentes em 15 ocupações - Foto: Assessoria

Após meses de preparação, 16 alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Alagoas estão prontos para enfrentar o desafio de participar das seletivas nacionais para a Worldkills, a maior competição de educação profissional do mundo. Os alagoanos estarão presentes em 15 ocupações.

Marcada para o período de 10 a 15 de setembro de 2024, em Lyon, na França, a 47ª edição do mundial deve reunir cerca de 1.500 competidores de 65 países. Para chegar lá, quatro dos 16 alagoanos já começam nesta semana a batalha para representar o Brasil no mundo.

Desta segunda-feira, 18, até sexta, 22, três deles cumprirão os desafios das provas on-line, no Senai Poço: Kevin Ferreira Feitosa, de 18 anos, na ocupação Desenvolvimento de Aplicativos Móveis, e a dupla Athayde Correia, 22, e Wilgnne Riann, 23, na ocupação Segurança Cibernética. Já Gabriel Benjamim (Panificação), 16 anos, e Diogo Correia (Construção em Alvenaria), 20, competirão em Belo Horizonte-MG.

Diogo tem um motivo a mais para viajar confiante até a capital mineira. Ele é treinado por Weverton Silva, ex-aluno e hoje instrutor do Senai que foi medalhista de prata na ocupação Construção em Alvenaria da Worldskills 2015, realizada em São Paulo-SP. “A minha relação com meu treinador é muito boa, eu estou confiante no treinamento que tive. É uma responsabilidade muito grande, sendo que o meu treinador é o cara que chegou mais alto no nível da nossa ocupação”, ressaltou.

Kevin treina há apenas quatro meses, mas, acredita no próprio potencial e nas ferramentas que o Senai oferece para desenvolvê-lo. “O material, os computadores que o Senai dá, todo o suporte técnico... esta semana mesmo a gente recebeu vários materiais novos para poder treinar, então, o Senai está ajudando muito nesta etapa. Minha rotina está sendo bem puxada, ainda mais com a escola, os cursos que eu faço por fora e o Senai puxa muito da gente”, diz.