Educação

Estudantes de escola pública do interior são destaques em Olímpiadas de Matemática e Física

Por Redação 04/09/2023 11h31 - Atualizado em 04/09/2023 13h52
Estudantes de escola pública do interior são destaques em Olímpiadas de Matemática e Física
Estudantes recebem medalhas de olimpíadas de Matemática e Física - Foto: Reprodução

A premiação dos medalhistas da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP-2022) e Olimpíadas Brasileira de Matemática (OBMEP), já aconteceram, e  estudantes da Escola Municipal Souza Barbosa, em Paulo Jacinto, Agreste de Alagoas, foram destaques na etapa estadual.

As alunas da Escola Municipal Souza Barbosa, Mayla Pereira Correia dos Santos, do 7º C e Clarisse Ferreira de Lima do 8º C foram medalhistas de bronze na OBMEP, já o estudante Paulojacintense, José Guilherme, que estuda no Instituto Federal de Alagoas (IFAL),  e oriundodas escolas públicas da cidade, recebeu sua medalha na última quarta-feira (30). Ele ficou com o 3° lugar na OBFEP. O aluno medalhou dois anos seguidos 2021, 2022 a nível estadual.

A secretária de Educação de Paulo Jacinto, Cícera Araújo e o professor de matemática César receberam os certificados de classificação e as medalhas de participação nos eventos.

A OBFEP é um projeto apoiado pelo CNPq, e constitui um programa permanente da Sociedade Brasileira de Física (SBF), responsável por sua execução. Este programa acontece anualmente desde 2012, em nível nacional e é destinado exclusivamente a estudantes do Ensino Médio e do último ano (9° ano) do Ensino Fundamental de Escolas Públicas. Já a OBMEP é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e promovida pelos ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

São premiados estudantes, escolas e professores; os estudantes melhor classificados podem receber Bolsas de Iniciação Científica Júnior.