Educação

Reeducandos concluem curso de nível superior dentro do Presídio do Agreste

Por Assessoria 01/08/2023 10h23
Reeducandos concluem curso de nível superior dentro do Presídio do Agreste
Colação de grau dos reeducandos ocorrerá na próxima quinta às 14 horas no Presídio do Agreste, em Girau do Ponciano - Foto: Ascom Seris/AL

Um grande momento para o sistema prisional alagoano, fruto do empenho e investimento em ações de educação executadas pelo governo de Alagoas e a Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social. É que acontece nesta quinta-feira (3) a solenidade de formatura de reeducandos que concluíram curso de nível superior e cumprem pena no Presídio do Agreste, inaugurado há dez anos, referência de gestão no estado.

Os custodiados estão se formando em Tecnologia em Eventos, Tecnologia em Coaching e Desenvolvimento Humano e Tecnologia em Marketing nível superior. Esta é uma oportunidade que os custodiados têm de ingressar no mercado de trabalho e começar uma nova vida pós-prisão.

A colação de grau dos reeducandos ocorrerá às 14 horas no Presídio do Agreste, em Girau do Ponciano. "A educação é a base para poder ressocializar o reeducando devolvendo para sociedade um cidadão melhor", destaca o policial penal e chefe do Presídio Agreste Bruno Sampaio.

Bruno Sampaio reforça acrescenta ainda a rotina de estudos dentro da unidade prisional. "Todos os dias os reeducandos têm acesso aos computadores para poderem dar andamento em seus cursos e formar um reeducando multiplicador e incentivados para novos presos ingressarem a educação", explica.

Ainda de acordo com o chefe do presídio, existe uma sala com equipamentos que permitem acesso à plataforma das faculdades. Dessa forma, os reeducandos são retirados dos módulos e levados pelos policiais penais para a sala de informática.

Ressocializar é prioridade, diz secretário

Preocupado em fortalecer a política de ressocialização, o secretário Diogo Teixeira criou a Secretaria Executiva de Política de Ressocialização, que desenvolve políticas públicas de trabalho, de educação e de penas alternativas destinadas aos reeducandos.

"Isso é uma prioridade da nossa gestão. Tudo em busca de reinserir uma pessoa melhor na sociedade, preparando o indivíduo para a sua reintegração. Além disso, nossa gestão tem como meta cuidar da segurança pública de todos os alagoanos", disse o secretário Diogo Teixeira.