Educação
PL prioriza estudantes alagoanos no ingresso à universidades públicas do estado

Visando beneficiar os estudantes alagoanos na disputa por uma vaga nas universidades públicas estaduais, a deputada estadual Cibele Moura protocolou um Projeto de Lei que garante o acréscimo de 10% na nota do vestibular aos alunos que nasceram no estado ou concluíram o Ensino Médio em Alagoas.
Para a parlamentar, a medida é de extrema importância, pois valoriza os vestibulandos alagoanos: “Muitos universitários que estudam nas faculdades públicas de Alagoas são de outros estados, o que desvaloriza todo esforço de quem é daqui e sonha em entrar na universidade”.
O PL estabelece que as universidades públicas alagoanas devem adotar o critério regional nos processos seletivos, a partir de uma média ponderada do resultado da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O benefício, no caso de estudantes que têm direito às cotas, será cumulativo à reserva de vagas.
Cibele citou dados divulgados pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), que apontam que 60% dos acadêmicos do curso de Medicina na instituição vêm de outras unidades federativas do Brasil. A deputada ressaltou, também, que outras universidades já utilizam o critério regional, como a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Universidade Estadual de Pernambuco (UPE).
“Não me conformo que nossos alunos estejam perdendo suas vagas para os que não são de Alagoas. Sigo firme para promover a educação por todo o estado e fazer com que os nossos jovens tenham mais oportunidades no futuro”, reforçou.
Mais lidas
-
1Vila Valqueire
PM de Alagoas integrante da Força Nacional é morto com dois tiros na cabeça no Rio de Janeiro
-
2Em alta na Netflix!
'DNA do Crime': o que é real e o que é ficção na série brasileira
-
3Mutange
Defesa Civil recomenda que população e embarcações evitem trecho próximo ao antigo campo do CSA
-
4Galo
CRB discute saídas e renovação de jogadores
-
5Agreste
Tremores de terra crescem 200% em Arapiraca