Educação
Pesquisador da Ufal integra livro sobre conservação de tubarões
O livro Pan Tubarões, que reúne informações relacionadas ao primeiro ciclo do Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Tubarões e Raias Marinhos Ameaçados de Extinção, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, foi lançado num evento on-line, realizado nesta segunda-feira (24), e transmitido pelo canal do Youtube do Instituto Linha D'Água. São onze capítulos, redigidos por dezenas de pesquisadores brasileiros de todas as regiões do país.
Segundo os organizadores, “a criação deste livro parte de um desejo coletivo de ampliar e fortalecer a rede de pesquisadores e admiradores desses animais, compartilhar saberes e possibilidades, gerar conhecimento e sensibilizar mentes e corações para que alcance territórios e culturas, conquistando espaços de diálogo e sendo uma fonte de transformação da realidade”. Claudio Sampaio (Ufal) participa em dois capítulos, além de ser o autor de algumas fotos do livro.
Sampaio é professor da Unidade de Penedo, do Campus Arapiraca, e coordenador do Laboratório de Ictiologia e Conservação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Ele é um pesquisador reconhecido pela dedicação às ações de conservação e integra vários comitês de defesa da biodiversidade, sendo membro do Grupo de Assessoramento Técnico do Plano de Ação Nacional dos Elasmobrânquios Marinhos da Costa Central (PAN - Tubarões).
O professor também é um dos autores do capítulo 5, com o título: Tubarões e Raias no Contexto das Áreas Marinhas Protegidas do Brasil, que destaca a importância dessas áreas protegidas como estratégia para a conservação de várias espécies. Cláudio participa também do capítulo 7, Educação Ambiental como Ferramenta de Conservação de Elasmobrânquios e Mitigação de Incidentes com Tubarões, que apresenta ações de sensibilização e educação ambiental voltadas à conservação dos tubarões e raias realizadas no Brasil.
Ele detalha que, no capítulo 5, apresenta a Área de Proteção Ambiental (APA) da Costa dos Corais. “Apontamos medidas a serem tomadas, como a implementação de planos de manejo, a exclusão da pesca de tubarões e arraias, monitoramento e fiscalização”, destaca. Já no capítulo 7, ele aborda ações desenvolvidas por universidades públicas e Organizações não-governamentais de Alagoas, em Educação Ambiental.
O professor coordena o projeto Tubarões e Arraias, desenvolvido pelo Laboratório de Ictiologia e Conservação, que foi contemplado em edital do Instituto Linha D'Água. “Realizamos palestras, oficinas e exposições que alcançaram mais de 3.700 estudantes e 14 professores de 13 escolas da rede pública e dois da rede particular em oito municípios alagoanos que, em grande parte, fazem parte das Área de Proteção Ambiental (APA) da Costa dos Corais e APA Piaçabuçu, além da Reserva Extrativista Marinha Lagoa de Jequiá da Praia”, relata Cláudio.
Participaram da conversa virtual de lançamento: Eloisa Vizuete, especialista em Gestão e Manejo Ambiental em Sistemas Agrícolas pela Universidade Federal de Lavras, que integra a secretaria executiva do PAN Tubarões e PAN Corais, sendo uma das organizadoras do livro Pan Tubarões; Luiza Chelotti, bióloga pela UFSM e mestre em Zoologia pela UNESP no Laboratório de Pesquisa de Elasmobrânquios; e Paulo Santos, doutor em Biodiversidade de Ambientes Costeiros pela Unesp. A mediação foi feita por Henrique Kefalás, do Instituto Linha D'água.
O vídeo de lançamento pode ser conferido aqui
O livro Pan Tubarões pode ser acessado aqui
Mais lidas
-
1Sertão
Dois sargentos são baleados e morrem em São José da Tapera
-
2Serviço
Veja relação do que abre e fecha no Feriado da Proclamação da República em Alagoas
-
3Consciência Negra
Jorge Aragão anima noite de sexta no Vamos Subir a Serra na Orla de Maceió
-
4Sucesso da Netflix
JJ morre em Outer Banks? Saiba mais sobre final dramático da quarta temporada da série
-
5Vem aí!
Quando Bahar descobre que Sarp está vivo em 'Força de Mulher'?