Educação

Profissionais da Biblioteca da Uncisal celebram a data e destacam a contribuição com a formação profissional

Por Assessoria 12/03/2023 09h36 - Atualizado em 12/03/2023 09h56
Profissionais da Biblioteca da Uncisal celebram a data e destacam a contribuição com a formação profissional
Neste domingo, 12 de março, é comemorado o Dia do Bibliotecário, cuja importância vai muito além de apenas manter uma biblioteca em ordem - Foto: Assessoria

Neste domingo, 12 de março, é comemorado o Dia do Bibliotecário, cuja importância vai muito além de apenas manter uma biblioteca em ordem. Na Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), duas bibliotecárias são as responsáveis por fazer a mediação entre o usuário e a informação na Biblioteca Central Professor Helvio Auto, localizada no 1º andar do prédio-sede da Universidade.

“Eu sempre gostei de biblioteca e do seu ambiente que proporciona conhecimento, um ambiente enriquecedor”, contou Gabriela Crispim, bibliotecária formada pela Universidade Federal de Alagoas, que trabalha há 7 anos na Biblioteca Central da Uncisal. “Ver alunos, professores e técnicos na biblioteca gera um sentimento muito bom. Eu gosto de ajudar e de prestar um serviço de qualidade, porque sei que os usuários chegam aqui, muitas vezes, angustiados em busca de informação e tenho prazer em auxiliá-los”, completou.

A servidora Gabriela Crispim lembrou também de momentos marcantes no seu dia a dia de bibliotecária. Um deles é o prazer de saber que os estagiários que passaram pela biblioteca hoje são profissionais e que ela teve uma contribuição para a formação deles.

A bibliotecária Gardênia de Castro, formada pela Universidade Federal de Santa Catarina, trabalha há 11 anos na Biblioteca da Uncisal, onde realiza o tratamento de informação de forma geral e dá acesso ao usuário ao que ele precisa. “Nesses anos de trabalho, a aquisição do Sistema Pergamum foi um marco para a nossa biblioteca. Ter um sistema funcionando de forma integrada, com o objetivo de facilitar a gestão dos centros de informação e de melhorar a rotina diária com os usuários me deixou muito orgulhosa”, apontou.

Bibliotecária, Tânia Veras (Assessoria)

“Neste Mês da Mulher, o dia 12 de março, Dia do Bibliotecário, merece nossa celebração. Sou honrada pelo trabalho e pela competência das bibliotecárias Gabriela Crispim e Gardênia Castro”, comemorou Tânia Veras, gestora pública, que trabalha há 44 anos na Biblioteca da Uncisal e agradece pela parceria e pelo companheirismo no trabalho com as bibliotecárias. Ela agradeceu ainda o empenho da bibliotecária Monalisa Barros, servidora aposentada, que contribuiu bastante para os avanços na biblioteca, com destaque para a implantação da biblioteca virtual.

Tânia Veras informou que a Biblioteca está passando por uma reforma e que em breve o novo espaço vai garantir mais conforto para estudantes, professores e técnicos. A sala de leitura é o primeiro ambiente a ser reformado. Posteriormente, a sala de acervo passará pela transformação. “Essa reforma é bem aguardada e nossa perspectiva é proporcionar a melhor experiência para o usuário, que vive um terço da sua vida na biblioteca”, encerrou.

Biblioteca

A Biblioteca Central Professor Helvio Auto é um órgão da Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) que tem a missão de prover o acesso à informação para o ensino, a pesquisa e a extensão da Universidade, contribuindo com a educação universitária e a formação profissional do indivíduo, para que o conhecimento adquirido seja aplicado no desenvolvimento da sociedade.