Educação

Sisu 2023: Uncisal vai ofertar 400 vagas em 10 cursos de graduação

Inscrições têm início no dia 16 de fevereiro e seguem até o dia 24 de fevereiro

Por Assessoria 13/02/2023 15h38
Sisu 2023: Uncisal vai ofertar 400 vagas em 10 cursos de graduação
As inscrições para o SiSU têm início na quinta-feira (16) e consideram as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio em 2022 (Enem 2022) - Foto: Assessoria

A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) lança, na próxima quarta-feira (15), edital para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), com quatrocentas vagas em dez cursos de graduação nas modalidades bacharelado e superior em tecnologia. As inscrições para o SiSU têm início na quinta-feira (16) e consideram as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio em 2022 (Enem 2022).

Para se inscrever, os candidatos e candidatas devem acessar a página do SiSU: https://acessounico.mec.gov.br/ e se cadastrar. Após o cadastro, devem informar o curso e a instituição de interesse. As inscrições serão realizadas, de forma unificada, em todo o país, no período de 16 a 24 de fevereiro, apenas de forma online.

Serão disponibilizadas, na Uncisal, 400 vagas nos cursos presenciais de Alimentos, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Gestão Hospitalar, Medicina, Radiologia, Segurança no Trabalho, Sistemas para Internet e Terapia Ocupacional. No caso de Gestão Hospitalar, ofertado na modalidade de Educação a Distância, haverá algumas atividades presenciais obrigatórias, conforme legislação em vigor.

No processo de seleção, a Uncisal oferta diferentes modalidades de ações afirmativas: a primeira são as ações afirmativas de reserva de vagas (cotas), com base na Lei Estadual Nº 6.542, de 7 de dezembro de 2004, que define que 50% das vagas das universidades públicas do Estado sejam disponibilizadas para alunos que estudaram os últimos quatro anos do ensino fundamental e os três anos do ensino médio em escolas públicas.

A segunda é a bonificação regional, com base na Resolução CONSU nº. 26/2017, de 8 de setembro de 2017, que estabelece o critério de inclusão de bonificação como medida afirmativa, acrescendo uma porcentagem na nota final, definida em Edital/Termo de Adesão, para alunos que se enquadrem em uma das situações descritas no edital.

O QUE É O SISU?


O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) reúne em um sistema eletrônico gerido pelo Ministério da Educação (MEC) as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil. O sistema executa a seleção dos estudantes com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), até o limite da oferta das vagas, por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos.