Educação

'Professora abriu minha mente para a redação', diz estudante da rede estadual

Aluno da Escola Maria das Graças de Sá Teixeira, Asafe Vinícius conta como conseguiu 970 pontos no exame nacional: 'Cem textos no ano'

Por Bruno Soriano / Ascom Seduc 11/02/2023 19h10 - Atualizado em 11/02/2023 21h13
'Professora abriu minha mente para a redação', diz estudante da rede estadual
Asafe comemora os 970 pontos na redação - Foto: Agência Alagoas

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta semana, o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022. E Alagoas tem muitos motivos para comemorar o desempenho de seus alunos.

Na prova de redação, que pode ser decisiva na busca por uma vaga no ensino superior, foram vários os estudantes que se aproximaram, e muito, da nota máxima.

Um deles foi aluno da Escola Professora Maria das Graças de Sá Teixeira, do bairro Feitosa, em Maceió. Asafe Vinícius, 17 anos, comemora os 970 pontos que, para ele, são fruto de muito empenho e dedicação, mas principalmente do apoio que recebeu, em sala de aula, ao longo de todo o ano letivo.

“Sempre gostei de estudar, mas eu não sabia o que fazer quando comecei a treinar minha escrita para a redação. Foi minha professora quem abriu a minha mente. Ela conseguiu fazer com que eu evoluísse. Não foi à toa que, durante essa preparação, consegui nove ‘notas mil’ em redação”, conta o estudante.

E o futuro acadêmico de Farmácia faz questão de dedicar o resultado à professora cuja metodologia, reforça ele, fez a diferença no desenvolvimento do tema ‘Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil’.

“Eu explorei a ausência de um debate mais profundo sobre o tema, além da negligência governamental. Acho que fui bem porque, pouco tempo depois, tivemos conhecimento da atual crise humanitária envolvendo a comunidade Yanomami, em Roraima”, avalia Asafe, lembrando que, mesmo durante o recesso escolar, continuou escrevendo redações em casa, e sempre acompanhado, mesmo à distância, pela professora.

“O segredo é realmente treinar. Quando, por qualquer motivo, eu estava cabisbaixo, ela [professora] chegava e dizia: ‘Mocinho, não é hora de desistir’. Além disso, a estrutura da escola, toda climatizada, também ajudou muito. Nunca esquecerei o carinho que recebi deles”, agradeceu.

Lívia Soares, por sua vez, foi a professora que auxiliou Asafe na preparação para o Enem. Ela explica que 95% dos alunos da Escola Maria das Graças Teixeira obtiveram nota igual ou superior a 900. “Essa pontuação só foi alcançada por cinco por cento de todos os estudantes que fizeram o Enem. Isso reforça que realizamos um trabalho sério e, principalmente, que a escola pública também forma com excelência, superando, inclusive, o nível de muitas escolas particulares”, destaca.

Para a professora, o segredo está na persistência. “Trabalho há vinte anos com redação e, hoje, posso dizer que o desempenho de alunos como o Asafe também é resultado da permanente capacitação de todos nós, professores. Muito feliz com tudo isso”, afirma Soares.

Foca no Enem

Já a secretária-executiva de Gestão da Rede Escolar, Roseane Vasconcelos, lembra a importância de programas desenvolvidos no âmbito da rede estadual, a exemplo do ‘Foca no Enem’.

“Nós da Secretaria de Estado da Educação [Seduc] sabemos que o ensino superior é um divisor de águas na vida de um jovem. Por isso é que, em 2022, fortalecemos a preparação dos nossos alunos com o Foca no Enem, que surgiu como uma política pública essencial para auxiliar os mais de 30 mil alunos das terceiras séries do ensino médio a conseguirem mais oportunidades de acesso à universidade. E vamos continuar colhendo resultados como este”.