Educação

Oficina MobiUfal cria rede solidária para ajudar estudantes com deficiência

Por Assessoria 06/02/2023 16h05
Oficina MobiUfal cria rede solidária para ajudar estudantes com deficiência
Campus A.C. Simões da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em Maceió - Foto: Edilson Omena / Arquivo

Estudantes e servidores são os convidados do Núcleo de Acessibilidade (NAC) para a Oficina MobiUfal, uma iniciativa que deve contribuir com a acessibilidade de estudantes com deficiência do Campus A.C Simões. Vinculado à Pró-reitoria Estudantil da Ufal (Proest), o NAC realiza a oficina naterça-feira, 7 de fevereiro às 10h e no dia 8 às 15h30 no Centro de Interesse Comunitário (CIC).

Segundo o Núcleo, a ideia é melhorar a acessibilidade dentro do campus para promover a auto independência da Pessoa com Deficiência (PcD), criar maior segurança nos deslocamentos e assim, gerar maior interação entre os estudantes da Ufal.

Para participar, basta acessar o perfil do @nacufal e preencher o formulário na bio.

Ao todo o NAC conta hoje com 36 estudantes que participam do projeto, tanto voluntários como solicitantes. Mas novos voluntários são sempre bem-vindos. No final de cada semestre o participante recebe certificado de horas flexíveis, e a cada deslocamento realizado é contabilizado 30 minutos, quanto mais deslocamento, mais horas o estudante tem para descontar nas horas flexíveis.

Além disso, o participante é quem escolhe o dia e o horário mais adequado.