Educação

Medicina Arapiraca realiza primeira colação de grau presencial do curso

Por Assessoria 02/02/2023 15h04 - Atualizado em 02/02/2023 15h09
Medicina Arapiraca realiza primeira colação de grau presencial do curso
Turma 2016.2 passou por avanços ao longo dos anos e saem profissionais prontos para o mercado - Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira (3) encerra o ciclo da graduação para a segunda turma do curso de Medicina da Ufal Arapiraca. Os 24 novos médicos vão colar grau numa cerimônia realizada a partir das 19h no Espaço Iluminare e marca a primeira solenidade presencial dos concluintes, já que a turma pioneira precisou participar de uma colação on-line.

“Estamos formando a segunda turma e, devido à pandemia, a primeira presencial. Sabemos da importância da formação desses profissionais para nossa cidade e regiões circunvizinhas. Temos tido alguns alunos aprovados nas residências médicas tanto da turma 1 como da turma 2 . Isso mostra que apesar de todas as dificuldades estamos entregando à sociedade profissionais competentes”, ressaltou a coordenadora Mônica Roseli.

O evento vai contar com a presença do reitor Josealdo Tonholo, da vice-reitora Eliane Cavalcanti, do diretor-geral Arnaldo Tenório e de representantes docentes do curso de Medicina. A estudante Beatriz Brito faz parte da comissão organizadora da formatura e conta um pouco sobre a expectativa da ocasião.

“Fazer parte desse momento é extremamente gratificante e emocionante. Parecia algo tão distante e finalmente chegou o tão sonhado dia. Toda a turma está realizada em poder concretizar esse sonho com a presença dos nossos amigos, familiares, professores e preceptores. Tenho certeza que será um momento muito lindo e especial. Um dia histórico em nossas vidas e acredito que na história da Universidade também, já que somos a primeira turma a colar grau oficialmente”, destacou.

Caminho de obstáculos e conquistas

O curso de Medicina no Campus Arapiraca foi criado por meio da Portaria MEC/SESU nº 109, de 5/6/2012. Até a implantação em 2016, inicialmente sem sede própria, muita luta foi travada e segue como a única graduação médica no interior do Estado. É pela Ufal que nasce a esperança de formação de profissionais para atender a região.

Com carga horária total de mais de 8,8 mil horas, em tempo integral, e duração mínima de 12 semestres o curso começou ofertando 60 vagas por ano e uma equipe de 13 docentes e 25 técnicos. A primeira coordenadora, Francine Mendonça, que esteve à frente da gestão até o ano passado, acompanhou as dificuldades e interviu pelos avanços conquistando parcerias para diversos campos de práticas para os estudantes.

“À medida que eles foram avançando tiveram oportunidade de ver bem as áreas clínicas no terceiro e quarto ano, e no Internato eles pegaram o período já bem organizado, então tiveram uma experiência rica em urgências clínicas no Hospital Regional, tiveram experiência em Urgência em Traumas tanto no Samu quanto na UE [Unidade de Emergência], passaram pelo internato em Pediatria com excelente experiência também, e na Cirurgia e GO [Ginecologia e Obstetrícia] nós intercalamos entre Regional e Coruripe”, citou Francine.

A equipe docente que atende a graduação de Medicina em Arapiraca já é formada por quase 50 professores efetivos, dos quais 31 possuem mestrado/doutorado. Reforço investido também para inaugurar o Complexo de Ciências Médicas e Enfermagem numa área de mais de 3 mil m². O espaço foi mais uma conquista para esses estudantes que desde o início desbravaram a graduação para ter caminhos mais proveitosos.

“Esses meninos têm muita garra, eles estão saindo com uma base excelente que nós conseguimos ofertar. Eu tenho muito orgulho e me sinto muito honrada de ter participado da formação dessa turma”, ratificou a professora Francine.

O ciclo encerra para dar espaço a outros, mas com raízes bem plantadas. “Agradeço de coração a tudo que aprendi nessa segunda casa chamada Ufal. Iremos ganhar novos voos, mas com orgulho de dizer que somos frutos da Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca”, finalizou a nova médica, Beatriz Brito.