Educação

Ufal oferta 2172 vagas para reopção, mudança de turno e reingresso

Inscrições podem ser feitas até 13 de fevereiro

Por Ascom Ufal 23/01/2023 08h59
Ufal oferta 2172 vagas para reopção, mudança de turno e reingresso
Ufal - Foto: Assessoria

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) abriu inscrições para reopção, mudança de turno e reingresso. Ao todo, são 2172 vagas, sendo 99 para reingresso no semestre letivo 2023.1 e as demais 2.073 para reopção de curso ou mudança de turno. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas diretamente no site da Copeve. O resultado final deve ser divulgado em 16 de maio.

Reopção de curso de mudança de turno

Para participar do processo seletivo de reopção de curso e de mudança de turno do Semestre Letivo 2023.1, é preciso ser estudante de curso de graduação da própria Ufal. O edital disponibiliza 1432 vagas para reopção e 641 vagas para mudança de turno, nos cursos de graduação do Campus A. C. Simões, Centro de Ciências Agrárias, Campus de Arapiraca (Sede - Arapiraca, Unidade Educacional de Palmeira dos Índios e Unidade Educacional de Penedo), Campus do Sertão (Sede - Delmiro Gouveia e Unidade Educacional de Santana do Ipanema).

Reopção de curso é a mudança de curso de origem do estudante, na mesma instituição de ensino, desde que haja vagas no curso/período em que for classificado. Já a mudança de turno é admitida a partir do 1º período, desde que o estudante esteja matriculado em curso de graduação com a mesma nomenclatura e do mesmo Campus/Unidade Educacional.

A seleção será realizada em etapa única (os candidatos serão avaliados pelo maior índice de aproveitamento de estudos, possibilitando adequação ao período mais adiantado; maior coeficiente de rendimento escolar acumulado no Histórico Escolar e menor índice de abandono de disciplinas/reprovação por faltas no Histórico Escolar. Para o curso de Música-Licenciatura serão realizadas duas etapas, sendo a primeira conforme descrito acima, e a segunda, baseada numa prova de Performance Musical e Prova de Percepção Musical (teste específico de Música) e será avaliada a execução de duas peças musicais (de livre escolha) no instrumento e/ou canto de habilidade do candidato.

Reingresso

Na modalidade de reingresso, o estudante graduado da Ufal, proveniente de cursos que possuem a modalidade bacharelado e licenciatura, tendo feito uma das duas, solicita a complementação da outra modalidade.

A seleção para o preenchimento das 99 vagas nos cursos de graduação, serão ofertadas na modalidade presencial, e feita em etapa única. Os candidatos aprovados/classificados dentro do número de vagas terão a confirmação da matrícula institucional automática.

Para mais informações, acesse o site da Copeve.