Educação
Encalhados: mais de mil diplomas estão esquecidos nos armários do DRCA

Concluir uma graduação ou uma pós-graduação exige dedicação aos estudos e disciplina. Para os graduandos, a Colação de Grau é a solenidade oficial que encerra a formação acadêmica. Mas é o diploma, documento emitido pela Universidade, que comprova que a pessoa diplomada cumpriu todos os requisitos e tem as habilidades exigidas para o título.
Exatamente porque é um documento necessário para concursos públicos e candidaturas a empregos que exigem graduação que é de se estranhar tantos diplomas de graduação e pós-graduação esquecidos nas prateleiras do Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA). São mais de mil, segundo levantamento recente, a maioria de graduação e primeira via.
O chefe da Divisão de Registro Acadêmico, que realiza a Colação de Grau e expedição de diplomas, João José da Silva, relata que logo que se formam ou são aprovados nas bancas da pós-graduação, alguns estudantes solicitam uma declaração de conclusão do curso. ‘É um documento provisório enquanto o diploma é expedido, no prazo máximo de 60 dias”, explica ele.
"Ressaltamos que em cumprimento a Portaria Nº 554, de 11 de março de 2019 desde 17 de dezembro de 2021 todos os diplomas da graduação emitidos pelo DRCA passaram a ser expedidos no formato do Diploma Digital, não aplicando para estes a emissão no formato físico", lembra.
Apesar da declaração certificar que a pessoa está apta para exercer as funções que exigem a formação acadêmica, o documento definitivo é o Diploma. “É importante que os titulares venham buscar seus respectivos documentos, que estão disponíveis aqui no DRCA. Estamos organizando a listagem para divulgar quais os diplomas que se encontram aqui”, informa o servidor.
Mais informações na Divisão de Registro Acadêmico - DRATelefone: (82) 3214-1086E-mail: [email protected]
Mais lidas
-
1Sem Alma existe?
Quem é o verdadeiro Sem Alma da série brasileira 'DNA do Crime'?
-
2Sobrevivência nas profundezas
A impressionante histórial real por trás de 'O Último Respiro'
-
3Horários especiais
Veja o que abre e fecha no São João em Maceió
-
4Vem por aí!
O que acontece depois que Cecília desperta do coma em 'Vale Tudo'
-
5PROGRAME-SE
Comércio de Maceió fecha no Dia do Comerciário; shoppings funcionam parcialmente