Educação

Escola Sesi de Referência traz novo modelo de ensino a Alagoas

Por Assessoria 16/01/2023 15h41
Escola Sesi de Referência traz novo modelo de ensino a Alagoas
Inauguração oficial terá a presença do presidente da CNI, Robson Braga de Andrade - Foto: Assessoria

Com a presença do presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), José Carlos Lyra de Andrade, inaugura a Escola Sesi de Referência na manhã do próximo dia 7 de fevereiro.

As aulas no novo espaço da Escola Sesi Senai Benedito Bentes já começam neste dia 30 de janeiro, marcando o início de uma transformação na Educação Básica em Alagoas. No local, o Sesi vai oferecer uma formação completa, que utiliza estratégias de ensino-aprendizagem inovadoras e desafiadoras.

A nova escola terá como focos o empreendedorismo, a criatividade e a inovação, abrindo caminhos para que os alunos desenvolvam habilidades, participem de projetos inovadores. Lá, os jovens terão experiências que vão além do aprendizado das disciplinas essenciais do currículo básico.

O Sesi traz para Alagoas o modelo proposto pelo Departamento Nacional de Escola de Referência, com aderência dos currículos à proposta pedagógica baseada em STEAM, que agrega metodologias investigativas de ciências, tecnologias, engenharias, artes-design e matemática, em sinergia com os processos educativos e de tecnologias inovadoras.

Estrutura

A Escola Sesi de Referência foi pensada para romper com o modelo tradicional de organização das salas de aula. As instalações para o Novo Ensino Médio vão privilegiar a transdisciplinaridade, permitindo o trânsito livre dos alunos e suas interações por temas de interesse.

Isso facilita o acesso a recursos e ferramentas de ensino e aprendizado, tanto por professores quanto por estudantes, proporcionando novas combinações de conhecimento, necessárias para o desenvolvimento pleno dos indivíduos na nova economia.

A unidade de ensino está quase pronta e conta com três pavimentos, 16 espaços de aprendizagem ambientados por área de conhecimento – sendo cinco de matemática, cinco de ciências da natureza, três de linguagens e três de ciências humanas e sociais aplicadas. Além do novo prédio, foram adaptados os espaços existentes na escola para mais uma sala de criação (Maker) e mais uma sala de robótica (Arena FTC).