Educação

Coruripe é o 1º município do Brasil a implantar plataforma COGNVOX para atender alunos com deficiência

Por Assessoria 12/01/2023 10h37
Coruripe é o 1º município do Brasil a implantar plataforma COGNVOX para atender alunos com deficiência
Investimento irá beneficiar seis escolas da rede municipal nesta primeira etapa - Foto: Assessoria

Coruripe vem fortalecendo as ações de Educação Inclusiva em sua rede de ensino, investindo em novas tecnologias que contribuem para o desenvolvimento dos alunos com deficiência. O município é o primeiro do Brasil a implantar a plataforma COGNVOX para atender estudantes com deficiência na rede pública de ensino.

O COGNVOX será implantado nesta primeira etapa nas escolas Liege Gama Rocha, José de Carvalho Souza, Maria Rocha, General Góes Monteiro, Santa Sofia e Cláudio Daniel. O programa viabiliza atendimento psicopedagógico através de um método científico para emissão de parecer sobre o desenvolvimento cognitivo, detectando limitações e sobretudo, potencialidades de pessoas com déficits cognitivos, com vistas a realizar o empoderamento, independência e autonomia dos mesmos.

O CEO da COGNVOX, Carlos Moreira, explicou como a nova plataforma funcionará e quais os benefícios para os alunos.

"Nossa proposta é implantar uma política pública voltada para as pessoas com deficiência, através da plataforma tecnológica COGNVOX, que trabalha com um método científico. A plataforma oferece atividades e acompanhamento do desenvolvimento dos alunos, acompanhamento com tele consultas para os pais e uma gama de formações para os professores, de forma que eles estejam mais preparados para enfrentar os desafios da educação inclusiva. Estamos com uma grande expectativa nesse projeto, pois a equipe da secretaria de Educação e o prefeito Marcelo Beltrão nos deu o aval para que possamos usar essa plataforma para alavancar os valores da educação inclusiva no munícipio", destacou.

A secretária de Educação de Coruripe, Cintya Alves, falou da importância de fortalecer a educação inclusiva e da expectativa com a implantação da nova tecnologia.

"Buscar o fortalecimento da educação inclusiva é lutar para garantir que todas as crianças e adolescentes com algum tipo de deficiência tenham acesso irrestrito e facilitado à escola regular. É essencial que esses alunos possam integrar-se socialmente, além de desenvolver plenamente as competências e habilidades que são necessárias para a sua formação. Desta forma, o município de Coruripe, através da gestão do prefeito Marcelo tem buscado investir nessa área tão importante da educação, através de novas tecnologias que contribuam para o desenvolvimento dos nossos alunos", encerrou a secretária.