Educação

Projetos educacionais incentivam leitura nas escolas municipais

Contato com a literatura promove desenvolvimento sociolinguístico dos estudantes

Por Ascom Semed 07/01/2023 11h15 - Atualizado em 08/01/2023 09h16
Projetos educacionais incentivam leitura nas escolas municipais
Dia do Leitor é celebrado neste sábado (7) - Foto: Ascom Semed

Neste sábado (7) é comemorado o Dia do Leitor, data que homenageia as pessoas que têm o prazer de ler ao entrar num mundo imaginário de aventuras. Na rede pública municipal de ensino, o trabalho para despertar o interesse dos leitores pelos livros segue firme com ações realizadas nas escolas, como a Olimpíada de Língua Portuguesa, formações profissionais, Biblioteca Móvel com contações de histórias e acesso a diversos livros.

Com o objetivo de incentivar a leitura e a criatividade literária dos estudantes a partir do 5° ano do Ensino Fundamental, no ano de 2022, a Secretaria de Educação de Maceió (Semed) realizou a 1ª Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP), que teve como tema “Maceió: um olhar para a cultura local”. A Olimpíada homenageou o escritor alagoano Lêdo Ivo e contou com a participação de 90 escolas.

A iniciativa, que valorizou a cultura local, trouxe autores do estado para o cotidiano dos estudantes. A ação incentivou os alunos pelo gosto da leitura de uma forma lúdica por meio de gêneros literários como poesia, memórias e crônicas.

Os alunos participaram de oficinas do projeto “Escritores Nascem nas Escolas” com o intuito de se preparar para a escrita dos textos inscritos na Olimpíada. Renomados artistas alagoanos ministraram as oficinas, levando conhecimentos sobre rima, versos e demais técnicas literárias.

A Semed também investiu na formação dos profissionais que trabalham a Literatura nas salas de aula. Durante o ano de 2022, pelo projeto Alfabetiza Maceió, os professores do 1° ao 5° participaram das capacitações voltadas para a alfabetização e o letramento.

As atividades fomentaram discussões entre os professores sobre suas práticas pedagógicas, criação de ações que estimularam a alfabetização, letramento, vocabulário, leitura, fluência e produção de texto.

Outra ação muito relevante é a Biblioteca Móvel, realizada através de um ônibus itinerante que fica estacionado em frente às escolas municipais, levando cerca de 750 obras para as crianças praticarem a leitura e participarem das contações de histórias. O acervo possui livros como contos de fada, literatura infanto-juvenil e histórias em quadrinhos, além de livros em BRAILE, promovendo a inclusão de alunos cegos ou com baixa visão.

O local é colorido e muito decorado, criando um espaço aconchegante para os estudantes participarem das atividades com total conforto. Ao longo de 2022 foram realizadas ações em 19 unidades escolares, atendendo cerca de 5.110 estudantes.

Além das ações promovidas pela Semed, as escolas também realizam atividades para atender a realidade dos seus alunos, plantando sementes importantes no incentivo à leitura e à alfabetização. Uma delas foi o Projeto dos Meninos Pelados, promovido pela Escola Nosso Lar I (Ponta Grossa), cujo intuito é ensinar os meninos que ainda não sabiam ler nem escrever, o que resultou na alfabetização do estudante Alerhandro Willison, 9 anos, o primeiro leitor de sua família em três gerações.

Para Alerhandro, aprender a ler e escrever foi muito importante, porque vai permitir que ele faça planos para o futuro.

“Antes de aprender a ler e escrever, eu me sentia atrasado, às vezes dava até vontade de não estudar mais, mas depois que aprendi, tomei gosto e agora eu estou determinado a mudar a vida da minha família através da educação”, contou.

Segundo a coordenadora do Ensino Fundamental da Semed, Juliane Medeiros, a leitura é fundamental no processo de alfabetização e da formação social dos estudantes.

“É fundamental desenvolver a leitura na vida das crianças, pois essa prática ajuda no desenvolvimento da criatividade, do raciocínio, da memória, da concentração, da compreensão, além de que possibilita viajar tanto pelo mundo da imaginação, quanto por tempos e espaços em que a cultura letrada permeia a humanidade”, afirmou.