Educação

Resoluções de fim de ano: como ser mais organizado nos estudos

Por Assessoria 21/12/2022 11h44
Resoluções de fim de ano: como ser mais organizado nos estudos
Psicopedagoga dá 10 dicas para otimizar a aprendizagem e ter melhores resultados - Foto: Imagem ilustrativa

2022 está acabando e é comum as pessoas fazerem listas de resoluções para o ano novo. Se entre as metas para 2023 estiver ser mais organizado nos estudos, seja para um novo semestre letivo na universidade ou escola, entrar em um novo curso ou buscar a almejada vaga no vestibular ou concurso público, a psicopedagoga Verônica Wolff, coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicossocial (Napps) do Centro Universitário Tiradentes (Unit/AL), lembra que é importante sempre termos em mente que para termos um melhor resultado em todas as tarefas que vamos realizar, independentemente de ser estudo ou não, precisamos ter organização e foco, e não seria diferente quando falamos em estudar.

Ela destaca que para ter muita eficiência e conseguir os melhores resultados, a organização de estudos é essencial. Seguem 10 dicas para obter um melhor resultado no decorrer dos estudos:

1. É fundamental que primeiramente vejamos um local mais propício e que nos traga prazer. Um lugar calmo, dentro ou fora da nossa casa. Para os que não tem um ambiente apropriado em casa, a biblioteca da instituição de ensino é uma boa opção.

2. Este espaço deverá estar bem organizado com os materiais do dia para que não perca o
foco e estude uma disciplina por vez. Pode ser duas no dia, mas com momentos distintos.

3. Faça um cronograma com suas atividades diárias e veja os seus horários livres e como pode aproveitá-los para estudar. Um bom planejamento fará com que você distribua as atividades do dia de forma assertiva.

4. Estabeleça metas diárias de estudo. Lembre-se que o importante não é a quantidade de horas, mas sim a qualidade do seu estudo, podendo variar conforme sua concentração.

5. Durante o tempo de estudo evite distrações. O celular deve ficar desligado ou em outro local para que você possa ter foco no que está sendo proposto.

6. Use a tecnologia a seu favor: faça pesquisas, leia artigos, faça exercícios. Isto fará com que você pesquise sobre o assunto e veja posicionamentos de outros teóricos.

7. Preste atenção ao seu limite. Quando se sentir cansado ou sem foco, dê uma pausa, vá fazer outra coisa e depois volte ao que estava fazendo. Preste atenção no seu corpo. Não fique muitas horas sem se alimentar ou beber água.

8.Lembre-se, nenhum cronograma de estudo é algo que não pode ser alterado. Tudo depende da programação do seu dia. Tenha foco no momento do estudo, sem distrações e com qualidade.

9. Tenha horário para dormir e procure não estudar durante a madrugada. É no horário do sono que armazenamos todo o aprendizado do dia. Dormir bem é fundamental para uma boa aprendizagem.

10. Por fim, o tripé fundamental: sono, alimentação e lazer - fatores importantíssimos para um bom desempenho durante nossas atividades e durante nossos estudos.