Educação

Programa Digaê! abre inscrições para jovens das grotas de Maceió

Por Assessoria 14/12/2022 11h58 - Atualizado em 14/12/2022 16h26
Programa Digaê! abre inscrições para jovens das grotas de Maceió
Oficina de grafite realizada no primeiro ciclo do programa, com jovens de grotas da parte baixa de Maceió - Foto: Assessoria

O programa Digaê! abriu, nesta quarta-feira (14), as inscrições para as juventudes de comunidades periféricas de Maceió que queiram participar de um novo ciclo de oficinas sobre comunicação e direito à cidade. Desta vez, jovens de outros territórios serão contemplados pela iniciativa: pode se inscrever quem mora ou já residiu nas grotas dos bairros do Benedito Bentes, Antares, Bebedouro, Chã de Bebedouro, Chã da Jaqueira, Mutange e Petrópolis. As inscrições são realizadas de forma online, por meio do site http://visaoalagoas2030.al.gov.br/.

Promovida pelo Governo de Alagoas, em parceria com o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), a iniciativa vai ofertar uma formação gratuita com duração de três meses, tendo início em fevereiro de 2023. Nos encontros, os participantes vão poder discutir questões relacionadas aos seus territórios e experimentar linguagens como podcast, audiovisual, fotografia, fanzine, lambe-lambe, estêncil, grafite, projeção, entre outras.

Além disso, os jovens vão receber mentoria especializada e recursos para realizar ações de intervenção comunicativa, que ajudem a mobilizar e transformar suas comunidades.

“As juventudes em geral, especialmente as das grotas, ainda estão pouco representadas nas discussões formais sobre suas comunidades e sobre o direito à cidade. Para que tenhamos cidades resilientes, sustentáveis e inclusivas, precisamos de um planejamento urbano que seja participativo e representativo. O Digaê é uma maneira de fomentar esse ideal”, pontua a analista de Programas do ONU-Habitat, Fernanda Balbino.

O projeto, que também é desenvolvido em parceria com o Instituto Pólis e a Viração Educomunicação, prevê ainda o pagamento de uma bolsa-auxílio mensal no valor de R$ 200, certificado de participação, reembolso de despesas com transporte e alimentação no local das atividades presenciais.

Quem pode participar

Para se inscrever, é necessário ter entre 15 e 24 anos, residir ou ter residido em uma das grotas dos bairros selecionados e ter interesse em comunicação e questões comunitárias. Será priorizada a seleção de jovens negros e negras, indígenas, romanis, LGBTQIAP+, mães e jovens com deficiência. Confira o edital completo clicando aqui.

Como se inscrever

As inscrições vão até o dia 29 de janeiro no site http://visaoalagoas2030.al.gov.br/. Em caso de dúvidas, os jovens podem entrar em contato pelo e-mail [email protected].