Educação

Edukatu: consumo consciente e sustentabilidade por meio da educação

Oito instituições de ensino em Marechal Deodoro se destacam na aplicação de atividades do Programa Edukatu, iniciativa que estimula a comunidade escolar para o consumo consciente e para a sustentabilidade

Por Assessoria 14/12/2022 11h42 - Atualizado em 14/12/2022 14h58
Edukatu: consumo consciente e sustentabilidade por meio da educação
Professores e alunos de 8 escolas municipais puderam se capacitar e apresentar seus projetos em mostras culturais, marcando o encerramento das atividades em 2022 - Foto: Divulgação

O Instituto Akatu e a Braskem, parceiros no Programa Edukatu, promoveram, ao longo deste ano, atividades de conscientização sobre consumo consciente e sustentabilidade em Marechal Deodoro. Professores e alunos de 8 escolas municipais puderam se capacitar e apresentar seus projetos em mostras culturais, marcando o encerramento das atividades em 2022.

Nas mostras foram apresentados trabalhos temáticos sobre gestão adequada de resíduos, alimentação saudável e consumo consciente. Além das exibições abertas ao público, 50 professores receberam a certificação do Programa. Um dos destaques da ação foi a construção de uma horta comunitária.

O Núcleo de Educação Infantil (NEI) Maria do Socorro Alves abraçou o programa e adotou dois temas nas atividades pedagógicas: alimentação saudável e descarte adequado de resíduos. “O projeto foi bem aceito por todos os professores e alunos. Construímos nossa horta e já conseguimos colher alguns frutos com a participação de duas turmas. Fico até emocionado com esse trabalho e me sinto realizado enquanto educador”, conta Sebastião Ferreira de Souza, diretor do N.E.I. Maria do Socorro Alves.

Em paralelo às atividades nas escolas, cerca de vinte adolescentes do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA) visitaram a Cooperativa de Reciclagem de Óleo de Cozinha de Marechal Deodoro (CooperÓleo). Na visita, os adolescentes de 12 a 16 anos aprenderam sobre os impactos do óleo de cozinha ao meio ambiente, a importância da separação e da destinação adequada desse tipo de resíduos e como essa prática ajuda na renda familiar dos cooperados. Os jovens participaram de uma oficina de confecção de sabão e iniciaram uma campanha de coleta de óleo usado nas escolas municipais de Marechal Deodoro.

Segundo Denise Conselheiro, gerente de Educação do Instituto Akatu, parcerias como essas são essenciais para a mobilização das comunidades sobre consumo consciente e desenvolvimento sustentável. “Em Marechal Deodoro, tivemos resultados muito expressivos na participação dos alunos, dos educadores e dos jovens do NUCA, além de oficinas e ações porta a porta que ampliaram o diálogo sobre consumo consciente com a população local”, afirma.

Em complemento às ações desenvolvidas em Alagoas, os alunos participaram de uma ação porta a porta em conjunto com a cooperativa local e promoveram uma campanha digital focada nos 5 Rs da sustentabilidade — repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar.

“Apoiar iniciativas como o Programa Edukatu está em sintonia com projetos da Braskem com o foco em educação, desenvolvimento de temas como sustentabilidade, economia circular e reciclagem. Neste ano, o engajamento da comunidade escolar em Marechal Deodoro foi destaque, com os alunos envolvidos, podendo mostrar, na prática, o que aprenderam nas salas de aula”, disse o gerente de Relações Institucionais da Braskem em Alagoas, Milton Pradines.

As mostras com os trabalhos dos estudantes aconteceram nas escolas municipais E.M. Governador Luiz Cavalcante, N.E.I. Adelia Cavalcante, E.M. Altina Ribeiro Toledo, N.E.I. Maria Irene, N.E.I. Benvinda Pau Ferro, N.E.I. Maria do Socorro Alves, E.M. Professor Lucas e N.E.I. Tania Cavalcante. As atividades envolveram crianças da Educação Infantil e os primeiros anos do Ensino Fundamental, com alunos de 3 a 11 anos.

Sobre o Edukatu


O Edukatu, programa de educação do Instituto Akatu, é a primeira rede de aprendizagem sobre os conceitos e práticas sobre consumo consciente e sustentabilidade para estudantes e profissionais de educação de todo o Brasil. Desde o seu lançamento, em 2013, o programa Edukatu já soma mais de 300 mil pessoas alcançadas, sendo mais de 44 mil estudantes, 16 mil professores e 7 mil escolas cadastrados na sua plataforma digital, totalmente gratuita. Saiba mais em www.edukatu.org.br

Sobre o Instituto Akatu


Criado em 15 de março de 2001, o Instituto Akatu é uma organização não governamental sem fins lucrativos que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para um novo jeito de viver com consumo consciente e mais bem-estar para todos. As atividades do Instituto estão focadas na mudança de comportamento do consumidor em duas frentes de atuação: Educação e Comunicação, com o desenvolvimento de campanhas, conteúdos e metodologias, pesquisas, jogos e eventos. O Akatu também atua junto a empresas que buscam caminhos para a nova economia, ajudando a identificar oportunidades que levem a novos modelos de produção e consumo — modelos que respeitem o ambiente e o bem-estar, sem deixar de lado a prosperidade. www.akatu.org.br