Educação

Ex-Jovem Aprendiz do IEL realiza sonho de cursar Medicina na UFRJ

Fábio Marques conta como portas se abriram para ajudá-lo a alcançar meta “quase impossível”

Por Assessoria 13/12/2022 10h48
Ex-Jovem Aprendiz do IEL realiza sonho de cursar Medicina na UFRJ
“Porém, como todo pobre, tive que aprender a me virar com o que tinha”, conta Fábio Silva - Foto: Acervo Pessoal

Quando tinha 18 anos de idade e cursava o ensino médio, o alagoano Fábio Marques Julião da Silva pensava que cursar Medicina era um sonho “quase impossível”. Ele reconhece que não era dos melhores alunos da sala. Além disso, a família não tinha condições financeiras de pagar um cursinho, pois, a única fonte de sustento da casa era o salário de faxineira da mãe. “Porém, como todo pobre, tive que aprender a me virar com o que tinha”, conta.

Hoje, aos 21 anos, o jovem superou as barreiras e iniciou o tão sonhado curso Medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), uma das mais concorridas do país. Segundo ele, a guinada começou quando, aos 19 anos, conheceu o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e se inscreveu no programa de Jovem Aprendiz.

Além de uma fonte de renda para ajudar nas despesas de casa e pagar um cursinho on-line, Marques contou com o apoio da empresa que o contratou. “Engana-se quem pensa que, a partir daí, foi tudo um ‘mar de flores’. Como todo percurso tem suas dificuldades, também tive as minhas, mas, graças a Deus, consegui superá-las com esforço e persistência”, relata.

Aliás, o esforço e a persistência são o segredo do sucesso. “Já na entrevista [de seleção], o meu nervosismo e inexperiência não passaram uma boa impressão ao recrutador do IEL, mas, aquela experiência foi fundamental para me preparar para a próxima. Assim, eu consegui o meu primeiro emprego na locadora de veículos SS Rent a Car, na qual fiquei por um ano e oito meses”, lembra.

Ele logo caiu nas graças dos empresários Kleber e Isabel Brandão – “ótimos chefes, nas palavras de Fábio – que o apoiaram na conquista do sonho, além de contar com o trabalho de formação de carreira realizado pelo Instituto. “A equipe do IEL acreditou em meu potencial e abriu as portas para o mercado de trabalho. Essa etapa foi muito importante, não só pela questão financeira, mas, também, pelo meu desenvolvimento pessoal, pois, aprendi muitas coisas e passei a me comunicar melhor”, disse.

Isabel afirma que o carinho por Fábio surgiu desde o momento da leitura do currículo dele, avaliado como “exemplar”. A partir daí, a SS Rent a Car sempre incentivou ele a realizar o sonho de fazer Medicina. “Ao receber a grande notícia [da aprovação no Enem], apoiamos com incentivos financeiros, logístico, palavras de gratidão e muito carinho”, revelou.

Fábio é um dos jovens talentos descobertos pelo IEL/AL, após o processo de recrutamento e seleção. “Nós acreditamos que habilidades são desenvolvidas, por isso, direcionamos o aprendizado para as necessidades de melhoria identificadas, tanto técnicas quanto comportamentais. Essa aprendizagem direcionada para o mercado de trabalho gera resultados positivos para a empresa e para os jovens que são qualificados pelo IEL. O caso do Fábio mostra que essa parceria pode potencializar a realização de sonhos”, disse a coordenadora de Educação Empresarial e Desenvolvimento de Carreiras do IEL/AL, Thayse Ferro.

Emoção


Ao saber que tinha passado em uma das melhores universidades do Brasil, no curso mais concorrido, a primeira coisa que fez foi agradecer a Deus e ir ao trabalho da mãe, contar aquela notícia. Foi um momento emocionante. “Senti que estava em um sonho e posso dizer que até agora estou em um”, conclui Fábio, que já se mudou para a Vila Universitária, no Rio de Janeiro.