Educação

Procon/AL realiza ação sobre direito do consumidor em parceria com o Cesmac do Sertão

O encontro possibilitou o esclarecimento de dúvidas sobre o Código de Defesa do Consumidor

Por Assessoria Procon/AL 25/11/2022 12h06
Procon/AL realiza ação sobre direito do consumidor em parceria com o Cesmac do Sertão
Encontro na Faculdade de Direito do Sertão - Foto: Assessoria

O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/AL), realizou nesta quarta-feira, 24, uma ação em conjunto com o Centro Universitário Cesmac, sobre direito do consumidor para os alunos do curso de Direito da Faculdade Cesmac do Sertão, em Palmeira dos Índios.

A palestra com o tema: A importância do Procon dentro das relações de consumo foi ministrada pela equipe da gerência de atendimento, orientação e conciliação, representada por Livia Ferreira, e da equipe de fiscalização representada por Adelaide Fernandes, Rafael Anjos e José Fernandes que representaram o órgão, ministrando palestras e ação prática pelos estabelecimentos da cidade.

“Ações como essa, em conjunto com a comunidade acadêmica, é de grande importância para a disseminação de informações, pois permitiu que os alunos participassem da prática de fiscalização nos estabelecimentos comerciais da região, e de ações educativas aos consumidores da redondeza. A ação contribuiu bastante para que os alunos associassem os conteúdos vistos em sala de aula com as ações práticas, enriquecendo a formação por parte dos acadêmicos", frisou Lívia Ferreira, assessora da gerência de atendimento, orientação e conciliação do Procon/AL.

O evento proporcionou um intercâmbio de conhecimento sobre o direito do consumidor, o papel do Procon, explicou sobre os trâmites para abertura e formalização de uma reclamação e denúncia. Após a parte teórica, a equipe pôde proporcionar uma experiência prática para os graduandos de direito que estavam presentes, levando-os para os estabelecimentos da cidade, como farmácias, supermercados, lojas de construção, dentre outras para uma ação de fiscalização.

“É muito importante este convênio do Procon/AL com o Cesmac. É uma verdadeira troca de conhecimento para ambas as partes, e com isso conseguimos levar uma experiência para os alunos que futuramente estarão atuando no mercado de trabalho. Ficamos felizes em levar conteúdos do órgão sobre direito do consumidor para os universitários”, ressalta o diretor-presidente do órgão, Daniel Sampaio.

O encontro realizado no centro universitário possibilitou que os estudantes da disciplina de Direito do Consumidor, tivessem um momento de diálogo, permitindo esclarecimento de dúvidas sobre as relações consumeristas e sanando todas as dúvidas apresentadas. Além disso, os representantes do instituto entregaram panfletos informativos acerca dos direitos assegurados pelo código de defesa do consumidor.

O Procon-AL dispõe de canais para atender a população alagoana, receber reclamações e realizar denúncias. Caso haja alguma ocorrência, o consumidor pode entrar em contato através de ligações ao 151, mensagens ao WhatsApp (82) 98876-8297 e de forma presencial, mediante agendamento, através do site agendamento.seplag.al.gov.br.