Educação

Alunos renovam a esperança por acesso à prática esportiva com a construção de novos ginásios

Por Assessoria 21/11/2022 12h17
Alunos renovam a esperança por acesso à prática esportiva com a construção de novos ginásios
Mayara Vitória, de 9 anos, planeja jogar handbol quando o ginásio da Escola Municipal Zumbi dos Palmares, no Clima Bom, estiver pronto - Foto: Secom Maceió

O sorriso da jovem Mayara Vitória, 9, não é à toa. Ela prometeu bater ponto no ginásio novinho que sua escola vai ganhar dentro de um ano. Esta é a expectativa de conclusão da construção da arena poliesportiva na Escola Municipal Zumbi dos Palmares, no Clima Bom. Pelo menos, 3.500 alunos serão beneficiados com novos ginásios.

A mobilidade reduzida dela não é impedimento algum para usufruir do espaço que terá área coberta; arquibancada; vestiários masculino e feminino; sala para professor de Educação Física; depósito para equipamentos esportivos; rampas de acessibilidade; sanitários (masculino e feminino) para portadores de necessidades especiais. Enfim, tudo para o pleno exercício do esporte como ferramenta inclusiva e social.

“Eu estou muito feliz porque agora a minha escola vai ter um ginásio com uma rampa e eu vou poder praticar muitos esportes. Nunca joguei vôlei, nem basquete, mas gosto de handebol. Vai ser muito legal, eu vou me divertir muito”, diz entusiasmada a pequena Mayra.

Além da escola da Mayra, outras duas tiveram suas ordens de serviço assinadas pelo prefeito de Maceió, JHC, para a construção de ginásios assinadas na última sexta-feira, 18. As escolas municipais José Haroldo da Costa e Jaime de Altavila, ambas no Tabuleiro do Martins, terão serão agraciadas com esta arena de esporte e lazer.

Com esses novos equipamentos, o Município chega a 44 escolas com estrutura adequada para a prática esportiva. A mãe da Mayra, dona Cícera da Silva, acredita que com a nova quadra, a filha irá desenvolver mais as suas habilidades motoras. Para ela, a acessibilidade era o que faltava para a filha ter mais inclusão na escola.

"Ela não frequentava a quadra da escola porque não tinha rampa e ela cadeirante. Agora ela vai poder participar das aulas e brincar à vontade", comenta orgulhosa.

A Escola Municipal Dr. José Haroldo da Costa, no Tabuleiro teve ótimos resultados no Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb) por dois anos consecutivos. Para a diretora da unidade, Maísa de Souza, o equipamento será utilizado tanto para potencializar o desenvolvimento dos estudantes, quanto oferecer à comunidade um novo espaço de socialização e integração com a escola.

“Estamos ansiosos para trabalhar os esportes que os nossos alunos merecem e que têm direito. Nós esperamos por esse momento há mais de dez anos e, finalmente, chegou o momento da assinatura da ordem de serviço. Não só os alunos como toda a comunidade local será beneficiada com o uso da quadra", comentou a educadora.

Professora de Educação Física, Audrey Vieira está animada com os investimentos na rede municipal de ensino. Foto: Juliete Santos / Secom Maceió

Professora de Educação Física, Audrey Vieira está animada com os investimentos na rede municipal de ensino. Foto: Juliete Santos / Secom Maceió
Os R$ 4 milhões em investimentos irão facilitar a vida de educadores. A professora de Educação Física, Audrey Vieira, conta que enfrentava bastante dificuldade para desenvolver as aulas, pois não tinha um equipamento adequado para práticas esportivas. As aulas aconteciam de forma improvisada no pátio da escola ou na antiga quadra sucateada.

“Existem muitos talentos que precisam ser desvendados e antes, nós não tínhamos como. Eu trabalho há 24 anos na Escola Zumbi dos Palmares e precisava improvisar minhas aulas, por não ter uma estrutura adequada. Com a chegada do ginásio, vamos ter condições de mostrar aos alunos o que é o esporte além de poder aplicar a prática esportiva que eles tanto pediam”, pontuou a educadora.