Educação

Em Alagoas, quase 63 mil estudantes devem fazer a prova do Enem

Provas acontecem neste domingo (13) e no próximo domingo (20). A abertura dos portões vai acontecer às 12h, e o fechamento, às 13h

Por Tribuna Hoje com agências 13/11/2022 09h16 - Atualizado em 13/11/2022 15h01
Em Alagoas, quase 63 mil estudantes devem fazer a prova do Enem
Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 será realizado nos próximos dois domingos, dias 13 e 20 de novembro - Foto: Divulgação

 62.723 mil candidatos devem fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, em Alagoas. As provas acontecem neste domingo (13) e no próximo domingo (20). A abertura dos portões vai acontecer às 12h, e o fechamento, às 13h. Outro detalhe importante é que, no primeiro dia de Enem, o término das provas será às 19h, e, no segundo, às 18h30.

 O resultado da prova é utilizado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para a seleção de vagas no ensino superior público e em instituições privadas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), além de servir de parâmetro para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Neste domingo (13), o candidatos farão as provas de linguagens, ciências humanas e redação. E na próxima semana, as provas serão de matemática e ciências da natureza.  

Dos 102 municípios alagoanos, 25 cidades irão aplicar as provas este ano, segundo levantamento do Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O Inep também divulgou que do total de inscritos no Estado, 61.513 farão a versão em papel e 1.210, no computador.

“A orientação é para que o participante aja preventivamente desde a organização para a prova até a chegada ao local de aplicação, com igual conduta no ambiente do exame. Chegar com antecedência de uma hora é uma das orientações para facilitar a entrada com respeito ao distanciamento social”, orientou o instituto.

Em Alagoas,  Maceió e Arapiraca são as cidades de Alagoas com o maior número de inscritos. O Cesmac Campus I, no bairro do Farol, em Maceió, é o local que mais vai receber candidatos na edição deste ano no Estado, 

Dúvidas e horários

Em outubro, o Inep disponibilizou o Cartão de Confirmação de Inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. Entre as informações, o documento contém número de inscrição, data, hora e local de prova, além de registrar se a pessoa deverá contar com determinado atendimento especializado ou tratamento pelo nome social.

Para acessar o cartão, na Página do Participante, é preciso utilizar o login único da plataforma gov.br. Caso o inscrito não lembre a senha da conta cadastrada, é possível recuperá-la. Para isso, basta acessar a página acesso.gov.br, digitar o CPF e clicar em “Avançar”. Em seguida, selecione a opção “Esqueci minha senha”.

Apesar de não ser obrigatório, o Inep recomenda levar o Cartão de Confirmação de Inscrição nos dias de exame (13 e 20 de novembro).