Educação

Estudante da Ufal é selecionado para programa de estímulo à vocação científica

Por Assessoria 12/11/2022 14h08
Estudante da Ufal é selecionado para programa de estímulo à vocação científica
Dalton Serafim de Oliveira foi aprovado entre as 25 vagas disponíveis para o PAPL - Foto: Arquivo Pessoal

Da iniciação científica na Ufal para um laboratório chefiado por um pesquisador que é referência mundial em taxonomia de algas. A experiência será do estudante do 8º período da licenciatura em Ciências Biológicas na Unidade Educacional de Penedo, Dalton Serafim de Oliveira. Ele foi aprovado entre as 25 vagas disponíveis para todo o Brasil no Programa Aristides Pacheco Leão de Apoio às Vocações Científicas (PAPL).

Além de Dalton, a Ufal também garantiu representação com a estudante Fhysmélia Firmino, como já mostramos aqui. A licenciatura do aluno de Penedo vai ser enriquecida com os conhecimentos adquiridos no Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), órgão ligado à Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo e que tem a liderança do professor Carlos Eduardo de Mattos Bicudo.

“Quando fui notificado da aprovação, fiquei bem empolgado. Sempre valorizei muito a pesquisa, e desde cedo na minha graduação realizo Iniciação Científica. Lá irei estudar a florística de algas continentais. Irei atuar na identificação de gêneros dos principais grupos de algas, que são basicamente as: Chlorophyceae, Chrysophyceae, Xanthophyceae e Bacillariophyceae”, contou Dalton.

O objetivo principal do Programa é criar mecanismos que permitam a universitários vocacionados para a atividade científica estagiar em laboratórios chefiados por membros titulares da Academia Brasileira de Ciência (ABC). E entre os critérios de participação é ser vinculado a algum programa de iniciação científica. O orientador de Dalton no Pibic/Ufal é só orgulho quando lembra seu incentivo desde o início.

“O Dalton é meu orientado desde 2019, quando se engajou em atividades de pesquisa, no laboratório de Ecologia Vegetal [Leve], que é coordenado por mim. Vendo seu empenho e dedicação, propus que ele iniciasse um projeto de iniciação científica, no ciclo 2020-2021, trabalhando com avaliação de padrões de herbivoria em manguezais de Porto de Pedras, aqui em Alagoas mesmo. A partir daí, Dalton se mostrou cada vez mais interessado e atento, sempre trazendo dúvidas e vontade de aprofundamento”, lembrou o professor Guilherme Demetrio.

O programa e a seleçãoO Programa Aristides Pacheco Leão de Estímulo a Vocações Científicas conta com o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). A instituição de fomento vai destinar 25 bolsas de até R$ 20 mil cada uma, para alunos do estado de SP visitando Instituições de Ensino e Pesquisa em outros estados do Brasil e 25 bolsas para alunos de outros estados visitando Instituições de Ensino e Pesquisa de São Paulo, como é o caso de Fhysmélia (Arapiraca) e Dalton (Penedo).

“Quando vi a divulgação do PAPL achei que fosse a oportunidade perfeita para que Dalton conhecesse outras realidades de pesquisa e pudesse realizar ainda mais o seu potencial. Discutimos bastante sobre o processo, dei umas dicas para a seleção do mentor no PAPL e ele escolheu o laboratório do professor Carlos Bicudo, que é referência na taxonomia de Algas no Brasil e no mundo. Fiquei muito feliz com a aprovação e sei que ele vai aproveitar muito essa oportunidade”, comemorou o professor Guilherme.

O estágio no IPA vai ser realizado a partir de janeiro e o estudante já vislumbra ótimos resultados: “Eu acredito que o estágio vai me fornecer uma interdisciplinaridade importante dentro da Ecologia, me abrindo outros horizontes para meu futuro”.