Educação

Vestibular da UAB tem mais de 600 vagas disponíveis para próximo ano

Há oportunidades em 11 polos nos cursos de graduação em Matemática, Letras-Espanhol, Geografia e Pedagogia

Por Lucas França com Tribuna Independente 08/11/2022 06h32
Vestibular da UAB tem mais de 600 vagas disponíveis para próximo ano
Rafael Nunes, coordenador adjunto UAB/Ufal - Foto: Edilson Omena

Estão abertas até a próxima quinta-feira (10), as inscrições para o Processo Seletivo Vestibular 2022 do Sistema Universidade Aberta do Brasil da Universidade Federal de Alagoas (UAB/Ufal). São 616 vagas na modalidade educação à distância, semipresencial para os cursos de graduação em Matemática (licenciatura), Letras-Espanhol (licenciatura), Geografia (licenciatura) e Pedagogia (licenciatura).

Segundo o professor Rafael Nunes, coordenador adjunto UAB/Ufal, as aulas iniciam ainda no primeiro semestre do ano letivo de 2023. “O edital foi aberto há alguns dias e as inscrições seguem até a próxima quinta. O valor da taxa é de R$ 30. E os cursos serão ofertados em 11 polos’’, ressalta.

As vagas disponíveis serão ofertadas dentro dos onze Polos disponíveis: Maceió, Arapiraca, Boca da Mata, Palmeira dos Índios, Cajueiro, Coruripe, Delmiro Gouveia, Porto Calvo, São José da Laje, Teotônio Vilela e Maragogi.

Nunes explica que professores da Rede Pública de Ensino serão selecionados através de uma prova de títulos. Já os demais candidatos deverão ser avaliados com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que deve ter sido realizado entre 2017 e 2021.

“Para isso, o candidato não pode ter zerado a prova de redação. Ao preencher o formulário de inscrição, o candidato já deve indicar, obrigatoriamente, inserir o curso/polo/demanda pretendido. O resultado da seleção deve ser divulgado no dia 16 de dezembro na página da Copeve [Comissão Permanente do Vestibular]. Já as informações sobre matrículas e convocação para bancas de heteroidentificação serão divulgadas em seguida’’, esclarece.

O coordenador adjunto da UAB/Ufal lembra ainda que o edital é uma oportunidade para aquelas pessoas que trabalham e não têm como fazer uma faculdade presencial. “Existem muitas pessoas que desejam fazer uma graduação, mas por conta do trabalho, dos filhos não têm o tempo livre para cursar presencialmente, nesta modalidade, como as aulas são à distância, facilita, já que os encontros semipresenciais são a cada 15 dias na sua maioria’’.

Para participar da seleção, os interessados precisam acessar a página da Copeve (http://www.copeve.ufal.br/) e preencher o formulário de inscrição até o dia 10 de novembro.