Educação

Estudantes do ensino médio farão primeiras provas do Enem no próximo domingo

Nota dos candidatos deve ser usada para acesso à Ufal por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu)

Por Manuella Soares / Ascom Ufal 07/11/2022 23h13
Estudantes do ensino médio farão primeiras provas do Enem no próximo domingo
Enem - Foto: Divulgação

Reta final de estudos para os futuros candidatos a uma vaga na Universidade Federal de Alagoas. As primeiras provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão realizadas no próximo domingo (13) e vão contemplar as áreas das Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens, códigos e suas tecnologias; e a redação. Desde o início do novo modelo do Enem, baseado na Teoria de Resposta ao Item (TRI), a edição deste ano terá o menor número de inscritos: pouco mais de 3,5 milhões de candidatos.

O Enem avalia o desempenho do estudante e colabora para o acesso à educação superior, no Brasil e em instituições de Portugal, e a programas governamentais de financiamento e apoio ao estudante. As notas do Exame também servem como parâmetro de indicadores educacionais.

Além das provas objetivas com 45 questões de cada área do conhecimento, a redação deve ter no máximo 30 linhas e conter estrutura dissertativo-argumentativa, desenvolvida a partir de uma situação-problema.

A segunda etapa do Enem 2022 será no dia 20 de novembro e vai aplicar as provas nas áreas de Ciências da natureza e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias.

É preciso ficar atento no dia do exame porque serão aceitos documentos de identificação original e com foto a exemplo de :Cédulas de Identidade expedidas por secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal; Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados; Carteira de Registro Nacional Migratório, ou documento provisório; Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes; Passaporte; ou Carteira Nacional de Habilitação.

Os gabaritos oficiais das provas objetivas e os Cadernos de Questões serão divulgados até o dia 23 de novembro no portal do Inep. Os boletins individuais dos candidatos com a nota do Enem estarão disponíveis no mês de janeiro.

Já as inscrições no Sisu 2023 estarão abertas de 15 a 18 de fevereiro. Após esse período a Ufal vai lançar o edital de convocação de matrícula dos aprovados na chamada regular.