Educação

Prefeitura de Marechal Deodoro e Instituto Gestar lançam Programa de Formação 'Renovando Saberes'

Objetivo é capacitar mais de 500 professores e gestores educacionais

Por Ascom Instituto Gestar 07/11/2022 15h45 - Atualizado em 07/11/2022 18h00
Prefeitura de Marechal Deodoro e Instituto Gestar lançam Programa de Formação 'Renovando Saberes'
Programa será lançado na próxima sexta-feira (11) - Foto: Assessoria

Com a pandemia do covid-19 a educação foi uma das áreas mais impactadas. O uso da tecnologia se tornou essencial para que alunos continuassem as rotinas de estudo. Com o retorno das atividades presenciais, estudantes e professores retornaram à sala de aula, mas a experiência do isolamento social reforçou um ensinamento importante: a tecnologia pode ser uma grande aliada da educação.

Diante desse novo cenário que vivemos, a Prefeitura de Marechal Deodoro lança, em parceria com o Instituto Gestar, o Programa de Formação Renovando Saberes que irá capacitar mais de 500 profissionais da educação. O evento de lançamento acontecerá no dia 11 de novembro às 18h na Quadra Poliesportiva da Escola Dr. Cláudio Roberto Costa dos Santos.

O Programa destinado aos professores de Marechal Deodoro/AL possui uma carga horária de 120h e sua composição será realizada através de conteúdos atualizados, acompanhamento pedagógico, sistematização de projetos dos educadores, ambiente de aprendizagem - Stepforma e divulgação de relatos de experiências. Através da Educação Híbrida, os profissionais da educação participarão de uma formação durante os meses de novembro e dezembro. Paralelamente, os gestores educacionais realizam uma formação direcionada a melhoria das práticas de gestão nas escolas e na Secretaria Municipal de Educação (SEMED).

O lançamento do programa contará com a presença da Doutora em Educação Matemática e Tecnológica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Etiane Valentim que vem desenvolvendo pesquisa no âmbito da Inovação Pedagógica e das Coreografias Didáticas no processo de formação continuada de professores. Ela estará presente com a palestra Intervenção pedagógica para uma aprendizagem ativa: abordagem centrada nos estudantes que tem como objetivo identificar, compreender e aprimorar o conhecimento de experiências e ações voltadas aos estudantes.

A formação visa preparar os educadores para um melhor domínio com o uso das técnicas e metodologias aplicáveis à realidade dos alunos. “Com tantas mudanças que vem ocorrendo na sociedade, a maioria delas impulsionada pelo advento da tecnologia digital, torna-se urgente que a educação também passe por mudanças. Sejam essas, mudanças de paradigmas, de concepções, de perspectivas teóricas e sobretudo de práticas pedagógicas, pois o perfil dos alunos que frequentam as salas de aula atualmente invoca aulas mais significativas, dinâmicas e interativas e acreditamos que para colaborar com essa transformação, a formação continuada tem um importante papel, uma vez que se trata de uma ferramenta fundamental para a atualização do currículo de qualquer profissional”, destacou a Superintendente da Educação, Hélia Pinheiro.

O evento terá a presença do Prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Roberto Ayres da Costa, a Secretária de Educação, Karoline Flora Barros Crisóstomo Oliveira, a Superintendente de Educação, Hélia Pinheiro Morais da Silva e por parte do Instituto Gestar o Diretor de Tecnologia, Pedro Henrique Lopes e o Diretor Pedagógico, Thiago Bicalho.

Serviço

Lançamento do Programa de Formação Renovando Saberes

Realização: Instituto Gestar e Prefeitura de Marechal Deodoro por meio da Secretaria Municipal de Educação

Data: 11 de novembro de 2022 (sexta-feira) às 18h

Local: Escola Municipal Dr. Cláudio da Costa Santos - Ponto de referência: Povoado Pedras (às margens da rodovia Edval Lemos, AL 215, Marechal Deodoro)

Instituto Gestar

Constituído em setembro de 2011, o Instituto Gestar é uma associação sem fins lucrativos, formada por profissionais habilitados para atuarem nas mais diversas áreas, como tecnologia e comunicação, administrativa, educacional e social. As áreas de atuação são constituídas em Gestão Institucional, Gestão de Projetos, Gestão de Profissionais Especializados, Gestão de Tecnologias Educacionais e Formação Pedagógica e Acadêmica. Consolidação das ações da Escola de Formação Inicial e Continuada de Professores do Instituto Gestar com ofertas formativas de licenciatura, cursos de aperfeiçoamento e mestrado internacional. E tem ainda o Centro de Habilitação Profissional que oferta Cursos Livres, Cursos de Qualificação Profissional e Itinerários Formativos para a EJA e para o ensino médio na modalidade de educação profissional e tecnológica.

Plataforma Educacional - Stepforma

Concentra a gestão da aprendizagem para o acompanhamento e monitoramento dos resultados educacionais. Como Diário de Classe Eletrônico, Conteúdos Educacionais, Ambiente Virtual de Aprendizagem com Gamificação, Atendimento Humanizado, Canal Integrado a BNCC: conteúdos e avaliações por competência, relatórios e estatísticas de aprendizagem.