Educação

Rodrigo Farias é o primeiro surdo graduado em Engenharia Mecatrônica pela Unit/AL

Por Assessoria 04/11/2022 10h25
Rodrigo Farias é o primeiro surdo graduado em Engenharia Mecatrônica pela Unit/AL
Aluno acompanhado pelo Napps conta sua experiência ao longo do curso e demonstra sua felicidade com o momento de formação - Foto: Assessoria

O Centro Universitário Tiradentes (Unit/AL) reforça sua luta por inclusão dentro do universo educacional, seja através de ações educacionais e afirmativas ou por meio de seu Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicossocial (Napps) com seus atendimentos individualizados. Uma das vitórias da política de inclusão é a do aluno de Engenharia Mecatrônica, Rodrigo Farias, que é o primeiro surdo graduado no curso.

Com sentimento de felicidade e gratidão, Rodrigo conta sua história e o sonho de ser engenheiro. “Esse momento da minha formação como Engenheiro de Mecatrônica, me forma como profissional e me traz orgulho. Como surdo, eu tive que me manter firme, lógico. O meu sonho sempre foi ser Engenheiro Mecatrônico e essa conquista hoje é um progresso”, assinala.

Ele destaca a importância do apoio do Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicossocial da Unit Alagoas. “Acredito que tudo que aprendi na academia me deixa feliz. Além de realizar meu sonho como profissional, hoje a academia tem me trazido o apoio, junto com o Napps. Referencio a pessoa do reitor Dario Arcanjo, por oportunizar a professora Verônica Wolff e os intérpretes por estar sempre por perto nessa jornada. Então, a questão da inclusão durante minha graduação foi muito importante para o bom profissional que sou hoje”, enfatiza.

A coordenadora do Napps, a psicopedagoga Verônica Wolff, fala da sensação de ver Rodrigo Farias graduado. “Me sinto orgulhosa em saber que fizemos parte desta história através da inclusão oferecida pela instituição no setor do Napps. É uma alegria imensa para nós termos auxiliado, amparado e garantido a acessibilidade para mais um aluno surdo e com o prêmio de conclusão do curso. A sensação é de dever cumprido e muita gratidão. Agradeço a equipe do Napps, em especial as intérpretes Cláudia e Cleone, que o acompanharam durante essa jornada”, descreve.

Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicossocial

O Napps é um espaço de todos que compõem o Centro Universitário Tiradentes, prestando apoio pedagógico, psicológico e social aos discentes visando complementar e sugerir direcionamento no acompanhamento do processo de aprendizagem, tanto no desempenho acadêmico, quanto em assuntos que tenham reflexo nesse desenvolvimento, particularmente, de ordem pedagógica, psicológica e social.

O Núcleo é formado por uma equipe multidisciplinar, que tem um papel indispensável na inclusão de todos os alunos, tendo intérpretes de Libras, ledor, transcritor, brasilistas e audiodescritoras. Essa equipe possibilita a autonomia, desenvolvimento, interação e socialização dos alunos com as mais diversas necessidades dentro da comunidade acadêmica.