Educação

Seduc abre inscrições para o processo seletivo do Colégio Tiradentes

Procedimento teve início nesta segunda-feira (31) e prossegue até 9 de novembro, pelo site www.educacao.al.gov.br

Por Ana Paula Lins / Ascom Seduc/AL 31/10/2022 21h55
Seduc abre inscrições para o processo seletivo do Colégio Tiradentes
Colégio Tiradentes abre vagas em Maceió e Arapiraca - Foto: Assessoria

O processo seletivo de novos alunos do Colégio Tiradentes da Polícia Militar para o ano letivo 2023 teve início nesta segunda-feira (31). O certame será coordenado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com a participação da unidade de ensino. As inscrições prosseguem até 9 de novembro, pelo site www.educacao.al.gov.br. Serão ofertadas 219 vagas para turmas de 6º ano do ensino fundamental, sendo 108 para Maceió (Unidade Capital) e 111 para Arapiraca (Unidade Agreste).

As vagas ofertadas são para estudantes que tenham concluído o 5º ano do ensino fundamental no ano letivo 2022, não sendo possível efetuar matrícula de aluno que já tenha cursado o 6º ano do ensino fundamental.

“A rede estadual de ensino vive um novo momento, com programas de fortalecimento da aprendizagem e de valorização dos estudantes, a exemplo do Professor Mentor e Cartão Escola 10. O Colégio Tiradentes também reflete essa realidade, com excelentes resultados no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) dos ensinos fundamental e médio, tanto na unidade Maceió quanto em Arapiraca. São mais de 200 vagas para turmas de 6º ano, e os interessados devem acessar nosso site para saber mais sobre o passo a passo das inscrições”, orienta a secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos.

O procedimento deve ser efetuado por um responsável legal pelo estudante e a distribuição das vagas obedece ao seguinte critério: cota de 65% do total de vagas para candidatos oriundos da rede pública, 20% para filhos de militares e 15% para alunos da rede particular de ensino. O militar que for inscrever o seu filho deverá, no ato da inscrição, optar se o filho será inscrito no processo seletivo pela cota da rede pública, rede privada de ensino ou como filho de militar.

O responsável legal do candidato que necessitar de atendimento especial para a realização da prova escrita deverá, no ato da inscrição, marcar o campo específico “ATENDIMENTO ESPECIAL” para registro da necessidade.

No período de 10 a 17 de novembro, o responsável legal deverá enviar a documentação comprobatória escaneada para o e-mail [email protected] com o título “ATENDIMENTO ESPECIAL”. Será preciso anexar a cópia escaneada do laudo médico expedido no prazo máximo de 12 (doze) meses antes do início das inscrições, atestando o motivo pelo qual requer o referido atendimento, contendo assinatura e carimbo, com o número do CRM, do médico responsável por sua emissão.

As provas ocorrem no dia 18 de dezembro em Maceió e Arapiraca, respectivamente nas unidades Capital e Agreste. Para ser aprovado/a, o/a candidato/a precisará de pontuação mínima de 60% na média geral.