Educação

Psicopedagoga dá 5 dicas de organização na reta final do Enem

Pequenos ajustes podem fazer toda a diferença e ajudar a afastar a tensão nos dias que antecedem as provas

Por Assessoria 25/10/2022 09h12
Psicopedagoga dá 5 dicas de organização na reta final do Enem
Pequenos ajustes podem fazer toda a diferença e ajudar a afastar a tensão nos dias que antecedem as provas - Foto: Ilustração

Quanto mais os dias de realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se aproximam, mais tensos ficam os estudantes que buscam uma vaga no ensino superior. Mas este não é um momento para se desesperar. É o que garante Verônica Wolff, psicopedagoga e coordenadora do Núcleo de Atenção Pedagógica e Psicossocial (Napps) do Centro Universitário Tiradentes (Unit/AL).

Ela dá cinco dicas de como se organizar nesta reta final do Enem e, assim, ter melhores resultados nas provas:

1. Mantenha o ambiente de estudo organizado com o material de estudo do dia;

2. Procure não estudar vários assuntos no mesmo horário. Estude um conteúdo pela manhã e outro à tarde;

3. Revise os conteúdos da forma como você se identifica: questionário, resumos, exercícios, mapas mentais;

4. Um dia antes da prova, tenha uma boa noite de sono, faça uma boa refeição e organize tudo o que precisa levar no dia da prova; e

5. No dia da prova, procure se alimentar bem, fazer um exercício de respiração para controlar a ansiedade e sair de casa com antecedência para não correr o risco de chegar atrasado no local de prova.

O Enem deste ano acontece nos dias 13 e 20 de novembro, seguindo o mesmo formato dos últimos anos. As provas impressas e digitais do exame são formadas por 180 questões objetivas e uma redação. No caso da redação, ela é manuscrita nas duas versões.

No dia 13 será a vez da Redação, 45 questões de Linguagens e Códigos e 45 questões de Ciências Humanas. Já no dia 20, serão 45 questões de Ciências da Natureza e 45 questões de Matemática.

Em ambos os dias os portões dos locais de provas são fechados às 13h, e o exame começa às 13h30. A duração é de cinco horas e meia no primeiro dia e, no segundo, cinco horas. Nesta edição, serão aceitos documentos digitais para a identificação dos participantes nos dias das provas, entre eles estão o e-Título, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital e RG Digital, desde que apresentados nos respectivos aplicativos oficiais. As capturas de telas (os populares prints) não serão aceitas.

Tags: