Educação

Programas de intercâmbio proporcionam aprendizados e novas vivências a estudantes

Por Assessoria 21/09/2022 13h28
Programas de intercâmbio proporcionam aprendizados e novas vivências a estudantes
Intercâmbio - Foto: Imagem ilustrativa

Conhecer diferentes culturas pode contribuir para a construção de uma nova visão de mundo e que, consequentemente, irá auxiliar em decisões tanto para a vida pessoal, quanto profissional do indivíduo. E a participação em um intercâmbio é uma ótima oportunidade para quem deseja ampliar os horizontes e também realizar sonhos. Os intercâmbios são oferecidos por diversas instituições e entre elas, as universidades. O Grupo Tiradentes, por exemplo, possui parceria com mais de 40 instituições de ensino espalhadas pelo mundo.

Durante a graduação, em 2017, a jornalista Deborah Marreiros, 24, foi uma das estudantes selecionadas para fazer intercâmbio na Universidad de Sevilla, na Espanha, que durou seis meses. Ela conta que, antes de se candidatar para a seleção, sonhava em realizar uma viagem sozinha pela Europa e também se tornar fluente em uma segunda língua. Através do Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional (ProMAI) – programa de intercâmbio oferecido pelo Grupo Tiradentes – a jovem conseguiu realizar ambos os sonhos.

“Quando cheguei lá, percebi que estava fazendo a escolha certa. E na volta, senti que tinha passado por uma das melhores experiências da minha vida. Para mim valeu muito a pena porque desenvolvi uma nova língua e tive essa imersão com a cultura local, assim como a cultura de muitos outros países, por conta de outros intercambistas. Foi muito rico!”, salienta.

Deborah ainda menciona que outro benefício da experiência foi ter aprendido a se cuidar, a tomar decisões sozinha e se responsabilizar por elas.

Desde 2009 o Grupo Tiradentes realiza seleções para mobilidade acadêmica. Atualmente, o grupo possui parceria com diversas instituições de ensino, em 13 países. São eles: Argentina, Chile, Colômbia, Coreia do Sul, China, Croácia, Espanha, Letônia, México, Moçambique, Peru, Portugal e Uruguai. Entre as instituições parceiras estão a Universidade do Porto, em Portugal; a Universidad de Valladolid, na Espanha; a Universidad de Monterrey, no México.

“As IES mais requisitadas são, com certeza, as de Portugal e da Espanha. Todo semestre temos muitos alunos aplicando para diferentes instituições parceiras desses países”, conta Stephanie Donald, diretora de mobilidade internacional do Grupo Tiradentes.

A diretora ainda ressalta que as parcerias mundiais proporcionam o contato de diversos alunos com diferentes culturas e que isso os favorecem ao adquirir novos conhecimentos.

“Com toda certeza, essas parcerias reforçam o plano de internacionalização da instituição e o acesso dos estudantes a diferentes culturas, práticas e modelos de ensino. Além disso, possibilita também a oportunidade de aprendizado de novos idiomas e favorece a construção de redes de conhecimento entre discentes e seus pares, bem como entre discentes e docentes internacionais”, frisa.

Para concorrer ao ProMAI, o candidato precisa conferir os pré-requisitos que constam no edital de abertura das vagas. Normalmente, o ProMAI exige que o candidato seja aluno do Grupo Tiradentes, maior de 18 anos e sem inadimplência. Ele também precisará seguir recomendações curriculares e estar com o esquema de vacinação completo contra a Covid-19.

A instituição ainda possui programa de mobilidade acadêmica para estudantes de pós-graduação. Para saber mais sobre as ofertas de intercâmbio na instituição, acesse: https://www.grupotiradentes.co... .