Educação

Datas do calendário do ProUni foram novamente alteradas

Agora, os alunos convocados na primeira chamada têm até o dia 24 de agosto para comprovar as informações prestadas no ato de sua inscrição no sistema do ProUni

Por Assessoria 17/08/2022 11h01
Datas do calendário do ProUni foram novamente alteradas
O ProUni oferece bolsas de estudos em universidades privadas; prazos previstos para as etapas do processo seletivo foram prorrogados pelo MEC - Foto: Acervo/Grupo Tiradentes

O Ministério da Educação (MEC) fez uma nova prorrogação de datas no calendário do ProUni (Programa Universidade para Todos), em seu processo seletivo de bolsas para o segundo semestre de 2022. A mudança foi publicada na última sexta-feira pelo Diário Oficial da União. Agora, os candidatos aprovados na primeira chamada têm até o dia 24 de agosto para comparecer às instituições escolhidas, apresentar documentos e comprovar as informações prestadas durante a inscrição.

Com isso, o resultado da segunda chamada de aprovados será divulgado no dia 29 de agosto, quando também começa o prazo para que estes alunos apresentem a documentação. Esse prazo, por sua vez, acaba em 8 de setembro. Quem não for convocado nas duas chamadas pode manifestar seu interesse em participar da lista de espera para vagas remanescentes, entre os dias 13 e 14 de setembro. Três dias depois, no dia 17, sai o resultado da lista de espera e quem for chamado terá que comprovar as informações entre 19 e 23 de setembro.

O resultado da primeira chamada do ProUni já está disponível no site do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior (https://acessounico.mec.gov.br/).

Documentos


O ProUni, mantido pelo MEC, oferece cerca de 190 mil bolsas, entre parciais e integrais, para cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior de todo o país. Entre elas, estão 131 vagas ofertadas pelo Centro Universitário Tiradentes (Unit Alagoas) e mais 620 na modalidade de Ensino à Distância (Unit EaD), ambas mantidas pelo Grupo Tiradentes.

O estudante que se inscreveu deve apresentar a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em suas edições de 2020 ou 2021, desde que ela seja superior a 450 pontos. Ele também deve ter concluído o Ensino Médio na rede pública (completo) ou em uma instituição privada, além de ter renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo para concorrer às bolsas parciais, ou de até de três salários mínimos para a disputa das integrais.

Como ficou o calendário do ProUni 2022-2


De 15 a 24 de agosto – Comprovação de informações da primeira chamada
29 de agosto – Resultado da segunda chamada
29 de agosto a 8 de setembro – Comprovação de informações da segunda chamada
13 e 14 de setembro – Prazo para manifestar interesse na Lista de Espera
17 de setembro – Divulgação do resultado da lista de espera
19 a 23 de setembro – Comprovação de informações dos selecionados da lista de espera

A lista completa de documentos exigidos e outras informações também podem ser consultadas no site https://www.unit.br/prouni ou pela Central de Atendimento (0800-729-2100).