Educação
Aluna do IFAL de Piranhas vence concurso de redação e garante vaga em Corrida de Rua na Bélgica
Ana Clara, 17 anos, será representante de Alagoas na prova com estudantes-atletas do Brasil e mais de 30 países no She Runs

A estudante-atleta, Ana Clara Virgolino, 17 anos, do Instituto Federal de Alagoas/ Campus Piranhas, foi a selecionada para representar Alagoas no "She Runs - Active Girls Leads", corrida de Rua em Bruxelas, na Bélgica, com 4 quilômetros de percurso. O evento é promovido pela Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF) que em Alagoas, é representada pela Federação Alagoana de Esportes Colegiais (FAEC).
O evento é exclusivo para alunas-atletas de 17 anos. Uma representante de cada estado do Brasil devidamente matriculadas em escolas da rede pública de ensino foi selecionada. A escolha foi feita através de uma redação com o tema: "A presença feminina no esporte e a transformação social".
Em Alagoas, Ana Clara foi a escolhida. Ela é aluna do 2º ano e escreveu sua redação com base na importância do atletismo para sua formação educacional e pessoal. A banca avaliadora foi formada por professores selecionados pela FAEC e Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE).
Ana joga futebol de campo e futsal, e também se dedica às corridas. Para ela, será um momento único e uma oportunidade de viver novas experiências.
"Eu nunca nem viajei de avião, não faço a mínima ideia de como seja. Na verdade não sei o que estou sentindo, não caiu a ficha ainda. Não acredito que vou para a Europa, nunca imaginei que teria uma oportunidade tão grande assim", comemora.
A FAEC, através da CBDE, disponibilizará os benefícios das passagens, alimentação, hospedagem e transporte para os locais de competição.
Ana conta que os pais ficaram receosos quando souberam da notícia. O presidente da FAEC, Irã Cândido, se reuniu com eles para explicar os detalhes tirar todas as dúvidas. "Eles agora estão me apoiando", disse a estudante.
"É um momento importante para a história do esporte no Brasil, pois já é possível se observar uma valorização do Desporto Escolar. Especificamente para esse evento, objetivar o empoderamento feminino demonstra que as funções sociais do esporte estão efetivadas", destacou o presidente.
Sobre o "She Runs - Active Girls Leads"
Entre os dias 12 e 17 de setembro a Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF), realiza pela primeira vez uma competição exclusivamente voltada para as mulheres. O She Runs é uma corrida internacional única que promove o bem-estar e liderança feminina através do esporte escolar, promovendo a igualdade de gênero ao mesmo tempo que cria e desenvolve uma rede de jovens mulheres líderes no segmento em todo o mundo.
A delegação brasileira será formada apenas por estudantes-atletas mulheres que carimbaram o passaporte através das seletivas realizadas pelas federações escolares em seus estados. Entre os seus pilares estratégicos, a equidade de gênero tem feito a diferença nas competições que a CBDE realiza no Brasil ou participa em todo o mundo.
Com a certeza de que será um inesquecível intercâmbio cultural, o evento contará com a participação de diversos países de todos os continentes que junto do Brasil prometem realizar uma linda festa em Bruxelas.

Mais lidas
-
1Movimento cristão
Palmeira dos Índios recebe a primeira Mariápolis em Alagoas
-
2Excesso
Comer sementes de maçã pode levar à morte?
-
3Estado delicado
24 dias após passar por um transplante de coração, Faustão é internado às pressas em São Paulo
-
4Traumatismo cranioencefálico
Rafael Puglisi, o dentista das celebridades, morre aos 35 anos após pular em piscina
-
5Próximos capítulos!
Golpe em 'Terra e Paixão'! Aline assina documento, cai nas lábias de Irene e fica na miséria