Educação

Educadores em Pilar serão capacitados através de programa de educação cooperativista

A União Faz A Vida é uma iniciativa do Sicredi e beneficia mais de 350 estudantes em Pilar

Por Assessoria 19/07/2022 17h22
Educadores em Pilar serão capacitados através de programa de educação cooperativista
Programa Educacional A União Faz a Vida (PUFV). - Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (20), a partir das 8h, será iniciada a etapa oficial de habilitação de professores no município de Pilar, através do programa educacional A União Faz a Vida (PUFV), iniciativa do Sicredi que chega a Alagoas por meio da Sicredi Expansão. A habilitação será encerrada nesta quinta-feira, 21, e acontecerá na Escola Municipal de Educação Básica Professora Jacy da Costa Ayres, onde o projeto está sendo implantado.

O PUFV beneficia mais de 350 crianças e jovens da Escola Municipal de Educação Básica Professora Jacy da Costa Ayres, desde o ano passado. O programa estimula o cooperativismo desde a infância e é a principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi. Com metodologia de ensino própria, o PUFV se baseia no currículo escolar e está alinhado com o 5º e o 7º princípios do cooperativismo, que são “educação, formação e informação” e “interesse pela comunidade”.

“O programa trabalha com três tipos de público: transforma os educadores, os alunos e as comunidades de aprendizagem. Então, a gente fomenta todos os princípios do cooperativismo, formando esses professores para deixá-los habilitados, gabaritados, com a metodologia de projetos, que visa a ampliação, protagonismo e os valores da cooperação”, explica Pâmella Tenório, assessora de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi Expansão.

A habilitação de professores contará com a presença de 21 pessoas, entre direção, coordenação, técnicos e o próprio corpo docente da instituição de ensino. Para conduzir a equipe, ainda estarão presentes Pâmella Tenório; Maurílio Ferraz, Diretor de Operações da Sicredi Expansão; e Fabiana Pinto, assessora pedagógica do programa.

Durante os dois dias de habilitação serão realizadas dinâmicas para promover a socialização, etapa de reflexão e síntese, apresentação de metodologia e dos resultados do programa, além de estímulo ao debate, através dos questionamentos dos educadores e da equipe do programa.

Atuante há mais de 25 anos, o PUFV já alcançou mais de três milhões de crianças e adolescentes, de 2,6 mil escolas, em mais de 47 cidades de 12 estados brasileiros. Em Alagoas, o PUFV é executado por meio de uma parceria entre a Sicredi Expansão e a Prefeitura de Pilar.