Educação

Feira Empreendedora InovAtiva vai apresentar produtos inovadores

Público pode conferir tudo, a partir das 8h, no pátio da Feac, no Campus Maceió

Por Ascom Ufal 14/06/2022 08h12
Feira Empreendedora InovAtiva vai apresentar produtos inovadores
Público pode conferir tudo, a partir das 8h, no pátio da Feac, no Campus Maceió - Foto: Ascom Ufal

Aluguel de bicicletas, repelente feito com citronela e álcool, doces, biscoitos, sabão e cachaças artesanais. Esses são alguns dos produtos que estarão à venda na Feira Empreendedora InovAtiva, nesta quarta-feira, 15 de junho, a partir das 8h, no pátio da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac), Campus A.C. Simões da Ufal, em Maceió.

A organização é feita pelos estudantes do 2º período do curso de Administração e toda comunidade é convidada a conferir os produtos inovadores. “Tivemos autonomia para planejar e executar todas as etapas do processo, desde a pesquisa de mercado ao desenvolvimento do produto”, explica Fábio Matheus Santos, um dos discentes responsáveis pelo evento. Na última sexta-feira (10), foi realizada uma ação na Reitoria para divulgar e atrair clientes.

O professor Carlos Everaldo Silva da Costa explica que a feira faz parte do projeto pedagógico do curso de Administração, que tem as disciplinas de Seminários Integradores. “O objetivo dessa disciplina, a cada período, é unir conhecimento de todas as matérias em um trabalho”, esclarece. O evento que vai ser realizado na próxima quarta-feira (15), informa o docente, une o conhecimento das disciplinas economia, estatística, contabilidade e metodologia.

Um aspecto importante dos produtos que serão oferecidos na feira é a noção de sustentabilidade, seguindo a agenda da Organização das Nações Unidas (ONU). Os estudantes avaliaram as 17 metas definidas pela ONU como Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e destacaram que estão cumprindo algumas delas, como contribuir para Cidades e comunidades sustentáveis; Indústria, inovação e infraestrutura; e Erradicação da pobreza.

“Cada equipe desenvolveu um produto ou serviço a partir dos ODS e de suas respectivas metas. Desse modo, o aluno assumiu o protagonismo, desenvolvendo sua ideia, a partir de uma perspectiva de sustentabilidade mundial, vinculada às disciplinas do período de modo integrador”, destaca Carlos Everaldo ao informar que ação será cadastrada como evento de extensão.