Educação

Alunos intensificam produção textual na reta final da Olimpíada de Língua Portuguesa

Prazo para a entrega dos trabalhos acaba ao final do junho, quando os gêneros textuais serão avaliados

Por Ascom Semed 28/05/2022 16h15
Alunos intensificam produção textual na reta final da Olimpíada de Língua Portuguesa
1ª Olimpíada de Língua Portuguesa de Maceió - Foto: Pâmela de Oliveira / Ascom Semed

A 1ª Olimpíada de Língua Portuguesa da rede municipal de ensino de Maceió está se aproximando da reta final. Isso porque os mais de seis mil alunos inscritos na competição estão mais intensificando as produções textuais cada vez mais. O final da etapa das oficinas e produções é em junho, quando os materiais serão avaliados nas categorias poemas, memórias literárias e crônicas.

Ao todo estão inscritas 61 escolas na OLP e 6.437 alunos. Os estudantes do 5º ano estão produzindo poesia, os do 6º e 7º memórias literárias e os do 8º ao 9º crônicas. Para produção de poemas, foram inscritos 3.093 estudantes. Já em memórias literárias, 2.097 alunos e, em crônicas, 1.247.

Desde do início da Olimpíada, em março, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) desenvolveu estratégias para incentivar e preparar os professores e estudantes a participarem da iniciativa. Como o projeto 'Escritores Nascem na Escola', que é uma série de oficinas e palestras sobre gêneros textuais -poesia, crônicas e memórias literárias.

Através do projeto, técnicos e professores da rede municipal que são escritores também estão visitando as escolas para falar sobre suas produções textuais e para instigar os alunos a também se tornarem futuros escritores.

Laudicéa Souza, técnica da Semed e integrante da coordenação da OLP, falou sobre o desenrolar dessa fase que está se intensificando com a reta final.

“Nós estamos chegando ao término desta etapa de leitura e produção de texto na sala de aula. Agora no mês de junho o trabalho de escrita deles será intensificado pois está se aproximando a data de entrega para a comissão de avaliação escolar”, explicou.

A técnica também explicou que foram realizadas formações e encontros com os professores acerca das temáticas da OLP, mas que cada professor ficou livre para determinar sua metodologia ao longo dessa etapa.

“Tem professor que não gosta de começar já fazendo as produções, mas têm outros que preferem fazer logo no início, pois dessa forma pode servir como um diagnóstico. Tem outros que começam fazendo trabalho de leitura de textos, análises e características de determinado gênero textual para depois começar a produção de fato", explicou.

Premiação

Na etapa municipal serão premiados os três primeiros lugares, de cada gênero selecionado na etapa municipal, totalizando nove alunos premiados.

Para o primeiro lugar, a premiação será um tablet e viagem para Coimbra, em Portugal. O segundo lugar receberá um tablet e uma viagem para a Academia Brasileira de Letras (ABL), no Rio de Janeiro. Já o terceiro lugar será premiado com um tablet e uma viagem para conhecer o Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo.