Educação

Projeto Samu nas Escolas retoma as atividades em Arapiraca

Por Assessoria 24/05/2022 16h35
Projeto Samu nas Escolas retoma as atividades em Arapiraca
Projeto Samu nas Escolas foi retomado na Escola Municipal Maria Cleonice Barbosa - Foto: Tony Medeiros

Paralisado desde o início da Pandemia de Covid-19, o projeto Samu nas Escolas, importante para o combate aos trotes, voltou a ser realizado na última segunda-feira (23) em Arapiraca. Cerca de 250 estudantes, entre 6 e 8 anos, da Escola Municipal Maria Cleonice Barbosa, participaram da atividade e receberam informações importantes das equipes da Central Arapiraca.

Desde 2014, o Projeto Samu nas Escolas, leva informações e orientações para os pequenos sobre a importância de não passar trotes e de que forma essas brincadeiras de mau gosto prejudicam o atendimento de urgência e emergência. Esta iniciativa já conseguiu registrar redução de 80% no número de trotes recebidos, que, antes do programa, chegava a 500 mil por ano.

Em Arapiraca, o projeto recomeçou com a iniciativa do Núcleo de Educação Permanente (NEP), juntamente com as equipes de Serviço Social. Os acadêmicos de Medicina da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) que já estão realizando residência médica na Central Arapiraca do Samu, também participam da atividade de forma voluntária.

De acordo com o gerente administrativo da Central Arapiraca, Neurício Costa, a perspectiva é realizar o projeto Samu nas Escolas em todas as escolas públicas do município. “Estaremos agora no recomeço, uma vez por semana em uma escola diferente para retomarmos o ritmo e adaptar o projeto às novas realidades. Toda segunda estaremos levando as informações para as comunidades, e daremos prioridade para as mais carentes”, explicou Neurício.

Além das informações sobre trote, o projeto também passa informações básicas sobre protocolos para queimaduras e engasgos, os tipos de acidentes mais comuns entre as crianças. Em Maceió, o programa é desenvolvido como Projeto de Extensão da Ufal e seleciona acadêmicos dos cursos de Medicina, Enfermagem e Serviço Social de diversas instituições de ensino superior para transmitir, de forma lúdica, informações sobre o Samu. Na capital, o projeto está em fase de conclusão do edital e deve começar no segundo semestre de 2022.

A conscientização dos menores é importante para a diminuição das ligações criminosas, segundo o supervisor do Samu Alagoas, médico Jhonat Silva. “Boa parte dos trotes que recebemos são de crianças e adolescentes e só no ano passado, foram 106 mil trotes recebidos nas nossas duas centrais. Ainda é um número alto, que estamos trabalhando diretamente com a faixa etária que mais frequentemente comete a infração, mas já é uma redução bem grande em relação aos índices de antes do projeto”, ressaltou o supervisor.