Educação
Arapiraca: professores aprovam reajuste de 15% e anunciam mobilização para setembro
Reposição inclui pagamento retroativo ao mês de abril

Em assembleia geral ocorrida nesta quinta-feira (12), os professores da rede pública de ensino de Arapiraca aprovaram a proposta de 15% de reajuste salarial da categoria pela
gestão municipal.
Os educadores almejavam a implantação do piso de 33,24% estipulado pela Presidência da República. Para a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), esse indicador cresceu 204% entre 2009 e 2021, superando o crescimento de 104% da inflação mensurada pelo INPC e de 143% do Fundo, recurso que serve para o financiamento nos níveis da Educação.
Com isso, as tratativas começaram há várias semanas. A proposta da gestão municipal foi apresentada na última terça-feira (10) para a efetivação dos 15% nos salários dos educadores.
Para a secretária de Educação, Ivana Carla, a aplicação do reajuste só foi possível devido a uma gestão financeira responsável e eficiente para equilibrar as contas públicas de acordo com a atual realidade por que passam os municípios brasileiros.
Ainda de acordo com a secretária, a implantação do reajuste de 15% será efetiva já no pagamento do salário deste mês, incluindo também para os servidores inativos o retroativo referente ao mês de abril.
De acordo com o Sinteal, a categoria definiu que haverá uma mobilização para o mês de setembro, com a proposta de uma nova atualização salarial da ordem de 10%.
Mais lidas
-
1Talento
Policial militar de Alagoas dá cores aos sentimentos por meio da pintura
-
2'Violência vicária'
Ninguém Nos viu Partir: uma história real e emocionante sobre amor, separação e poder
-
3Entrevista coletiva
Barroca lamenta empate em casa e projeta reação do CRB contra o América-MG
-
4Cinema
'Tron: Ares' estreia em 1º lugar no Brasil, mas tem bilheteria abaixo do esperado nos Estados Unidos
-
5Oportunidade
Prefeituras alagoanas aceleram para realizar concursos públicos: veja os municípios envolvidos