Educação

Escolas da rede municipal já podem se inscrever na 1ª Olimpíada Mirim de Matemática

Escola Municipal Pompeu Sarmento já se inscreveu com 8 turmas e 340 alunos

Por Ascom Semed 10/05/2022 16h34
Escolas da rede municipal já podem se inscrever na 1ª Olimpíada Mirim de Matemática
Alunos do 2° ao 5° ano poderão participar da prova - Foto: Luan Oliveira / Ascom Semed

As escolas da rede municipal de ensino de Maceió já podem se inscrever na 1ª Olimpíada Mirim de Matemática, e as provas serão realizadas em todo o país no mês de agosto. As inscrições começaram dia 2 de maio e seguem até o dia 16 de junho em https://olimpiadamirim.obmep.org.br/. A Olimpíada Mirim será aplicada para os alunos do 2° ao 5° anos de todas as escolas públicas do Brasil.

A inscrição é realizada pela gestão da própria escola. Os responsáveis precisam ler com atenção o regulamento, e ficarem atentos às datas do calendário, pois não há previsão de prorrogação. A Escola Municipal Pompeu Sarmento, do Barro Duro, já se inscreveu com 8 turmas e 340 alunos. A unidade escolar é destaque quando se trata de olimpíadas.

Em 2021, os estudantes conquistaram 18 medalhas - duas de ouro, quatro pratas e doze bronzes - na 24ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Em 2020, a Escola também conseguiu 18 medalhas na competição, sendo nove ouros, cinco pratas e quatro bronzes, um feito significativo para a Educação de Maceió.

O professor de Matemática da escola, Geraldo Ferreira, explica as ações que serão aplicadas para preparar os alunos para a Olimpíada Mirim. “Inicialmente, nós queremos realizar encontros on-line fora do horário de aula, que é o ideal. Além disso, vamos reunir os professores para disponibilizar materiais que possam ser trabalhados, por exemplo, algumas provas anteriores”, explicou.

O educador também falou sobre a possível implementação do programa OBMEP na Escola, do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), pela primeira vez na escola Pompeu Sarmento. “Alguns professores de Alagoas estão envolvidos nesse projeto e vou aplicar pela primeira vez na Pompeu Sarmento. São dois encontros por semana, onde vamos debater questões da OBMEP para prepará-los”, destacou.

Caso os gestores escolares tenham alguma dúvida referente à olimpíada, podem entrar em contato com a OBMEP por e-mail ([email protected]) ou pelo telefone (21) 2529-5084.